Siga-nos
Charles Do Bronx se recuperou no UFC de forma impressionante
Charles Do Bronx nocauteou Beneil Dariush no primeiro assalto - Tomaz Jr/PxImages

Ranking

Charles Do Bronx ganha uma posição no ranking peso-por-peso do UFC

No último sábado (10), no UFC 289, com sede em Vancouver (CAN), Charles Do Bronx retornou em grande estilo aos octógonos e teve seu desempenho contra Beneil Dariush reconhecido. Como já era o número 1 entre os pesos-leves (70 kg), o faixa-preta se manteve na mesma posição em sua categoria. No entanto, na listagem peso-por-peso entre os homens, o brasileiro, que antes figurava em oitavo lugar, subiu um degrau e agora é o sétimo colocado – deixando Kamaru Usman para trás, na sua antiga posição.

Agora, todos os atletas acima de Charles na listagem são atualmente campeões lineares de suas respectivas categorias. Mesmo sem o cinturão, inclusive, o brasileiro desponta a frente de nomes como Brandon Moreno e Jamahal Hill, atuais detentores dos títulos de suas divisões. Agora, resta saber se o reconhecimento dado no ranking irá se traduzir em uma revanche contra Islam Makhachev e um novo ‘title shot’ para o maior finalizador da história da companhia.

Chris Curtis, que entrou em ação no card preliminar do evento contra Nassourdine Imavov, não terá boas lembranças do show no Canadá. Durante o embate, um choque de cabeças interrompeu a disputa e o combate foi declarado como ‘no contest’ (sem resultado). Além da frustração natural, o americano ainda perdeu uma posição no ranking dos pesos-médios (84 kg) e agora é o 15º colocado. A 14ª posição foi preenchida pelo brasileiro André Sergipano, que subiu um degrau mesmo sem entrar em ação no UFC 289.

Amanda Nunes segue na lista por protocolo

Em ação também no UFC 289, Amanda Nunes anunciou sua aposentadoria do MMA e se despediu do esporte após sua vitória sobre Irene Aldana. No entanto, curiosamente, a bicampeã da organização foi mantida no ranking na tradicional atualização da listagem na terça-feira posterior à realização de um evento da companhia. Desta forma, o rosto da ‘Leoa’ segue em evidência e no topo dos pesos-galos (61 kg), dos pesos-penas (66 kg) e também da tabela de peso-por-peso entre as mulheres.

A não retirada de Amanda Nunes da lista mesmo após a baiana ter pendurado as luvas pode dar uma faísca de esperança para o fã que torce pela continuidade da brasileira na modalidade. No entanto, o cenário mais provável é que, assim como ocorreu com Jorge Masvidal – retirado do ranking duas semanas após sua aposentadoria -, a Leoa tenha seu nome removido das listagens em breve – talvez por uma questão burocrática do próprio site oficial do UFC.

 

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Ranking