Siga-nos
Paulo Borrachinha perdeu para Robert Whittaker no UFC
Borrachinha faz careta durante luta contra Whittaker no UFC - Louis Grasse/AgFight

Ranking

Borrachinha perde posição no ranking dos médios com derrota no UFC 298

Sem atuar desde 2022, Paulo Costa retornou à ação com derrota no UFC 298. No evento realizado no último sábado (17), na Califórnia (EUA), o brasileiro perdeu a luta para Robert Whittaker por decisão unânime e, consequentemente, caiu no top-15 do peso-médio (84 kg), na atualização semanal do ranking divulgada pela própria empresa nesta terça-feira (20).

Antes do evento, ‘Borrachinha’ já estava fora do top-5 da categoria, ou seja, era o sexto colocado na tabela de classificação. Com o revés para o ex-campeão dos médios do UFC, o brasileiro se afastou ainda mais de integrar o pelotão de elite, virando o número sete do peso e sendo ultrapassado por Brendan Allen.

Consolidação de Topuria

Invicto no MMA, Ilia Topuria prometeu destronar Alexander Volkanovski no peso-pena (66 kg) e cumpriu com sua palavra. O georgiano nocauteou ‘The Great’ no segundo round para se tornar campeão da categoria e não parou por aí. Além de liderar a divisão, ‘El Matador’ passou a integrar o concorrido ranking peso-por-peso do UFC já na quinta colocação.

Queda de Volkanovski

Alexander Volkanovski foi um dos grandes derrotados do UFC 298. No evento, o australiano perdeu a luta e o status de campeão do peso-pena para Ilia Topuria. Agora, o atleta é o número um da categoria, estando abaixo do carrasco. Já no ranking peso-por-peso da empresa, ‘The Great’, que era dono da terceira posição, foi parar no sétimo lugar.

Grande fase de Merab

Merab Dvalishvili vive um momento especial na carreira. Ao passar por Henry Cejudo por pontos, o georgiano emplacou a décima vitória seguida no UFC e acabou premiado, alcançando a primeira posição no ranking do peso-galo (61 kg). Portanto, ‘The Machine’ só está abaixo do campeão Sean O’Malley.

Já Cejudo, derrotado por Merab, perdeu três posições no ranking do peso-galo. Sendo assim, o ex-campeão da categoria caiu para o sexto lugar na tabela de classificação.

Crescimento de Garry

Promessa do MMA, Ian Machado Garry segue ganhando espaço nos meio-médios (77 kg). No UFC 298, o irlandês defendeu sua invencibilidade ao passar por Geoff Neal e se aproximou de integrar o top-5 da categoria. ‘The Future’ deixou a décima colocação e virou o número seis no ranking do peso.

‘Pezão’ se recupera

No UFC 298, Marcos ‘Pezão’ se recuperou da derrota por nocaute em 33 segundos para Derrick Lewis vencendo bem Junior Tafa. Com o nocaute aplicado no segundo round, o brasileiro ganhou uma posição no ranking do peso-pesado, virando o número 14.

Má fase de Mackenzie

Especialista em jiu-jitsu, Mackenzie Dern atravessa momento delicado em sua carreira no MMA. Ao enfrentar Amanda Lemos, a atleta perdeu pela segunda vez consecutiva no UFC e caiu uma posição no ranking do peso-palha (52 kg), parando no oitavo lugar. Já a veterana se recuperou da derrota sofrida para a campeã Zhang Weili e defendeu o terceiro lugar na tabela de classificação.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Ranking