A primeira atualização do ranking do Ultimate em 2023, realizada nesta terça-feira (17) através do site oficial da companhia (clique aqui), confirmou a principal bomba da temporada até o momento: a saída de Francis Ngannou do UFC. Ex-campeão peso-pesado da liga, o lutador camaronês não figura mais no lugar de destaque da listagem ao lado dos demais detentores de cinturão da organização.
‘The Predator’, como é conhecido, foi destituído do posto de campeão e liberado de seu contrato junto ao Ultimate no último sábado (14), durante a coletiva de imprensa do UFC Vegas 67. Ao longo da cerimônia, Dana White também revelou que o título agora vago da categoria será disputado entre Jon Jones e Ciryl Gane, em março deste ano.
A quebra de contrato entre as partes ocorreu após uma extensa e polêmica negociação entre atleta e liga, em que Ngannou exigia maiores salários em uma eventual renovação de contrato, além de uma cláusula que o permitisse competir no boxe ao longo do vínculo com o UFC. Sem acordo, agora o camaronês está livre para testar suas opções no mercado.
Agora, duas divisões de peso não contam com as fotos de seus respectivos campeões no site oficial do UFC: peso-pesado e meio-pesado. A categoria até 93 kg, porém, terá sua situação provavelmente resolvida no próximo sábado, no UFC Rio, quando Glover Teixeira e Jamahal Hill medem forças pelo título vago.
Outra atleta que se destacou na mais recente atualização do ranking do Ultimate foi Raquel Pennington. Após a recente vitória sobre Ketlen Vieira no UFC Vegas 67, a peso-galo (61 kg) americana subiu três posições e agora é a segunda colocada da categoria.