A vitória de Erin Blanchfield sobre Jéssica ‘Bate-Estaca’ no último sábado (18), pelo UFC Vegas 69, rendeu frutos imediatos para a jovem lutadora de 23 anos. Depois de finalizar a ex-campeã peso-palha (52 kg) da organização e passar com louvor pelo maior desafio de sua carreira até o momento, a americana subiu sete degraus no ranking peso-mosca (57 kg) e agora faz parte do top 3 da categoria, conforme divulgado na mais recente atualização semanal das listas do Ultimate.
Depois de estrear no UFC em setembro de 2021, Blanchfield se tornou protagonista de uma ascensão meteórica na entidade e agora só vê à sua frente na divisão dos moscas a francesa Manon Fiorot, a brasileira Taila Santos e a campeã da categoria, a quirguistanesa Valentina Shevchenko. Tudo isso motivado pelas cinco vitórias seguidas na organização, as três últimas por finalização.
Por sua vez, a brasileira Jéssica ‘Bate-Estaca’ perdeu uma posição no ranking peso-mosca, justamente para sua algoz no último sábado, e agora está na quarta colocação da lista. Vale lembrar que, além da divisão até 57 kg, a paranaense também está ranqueada no peso-palha, onde já foi campeã e atualmente ocupa o posto de número seis no top 15 da categoria.
Quem também se deu bem na nova atualização dos rankings do Ultimate foi Mayra Bueno. Assim como Blanchfield, a brasileira atuou no card do UFC Vegas 69, no último sábado, e conseguiu uma vitória por finalização sobre a veterana Lina Lansberg, seu terceiro triunfo de forma consecutiva, todos conquistados após subir do peso-mosca para o peso-galo (61 kg). O mais novo resultado positivo alçou ‘Sheetara’ da 14ª para a 12ª colocação na classificação das atletas da divisão até 61 kg da organização.