PFL

PFL suspende Natan e Raush após luta “sem competitividade”; entenda

Amigos de longa data, Natan Schulte e Raush Manfio se enfrentaram no sexto evento da PFL em 2023, realizado na última sexta-feira (23), em Atlanta (EUA), e protagonizaram uma luta que não deixou a organização e parte dos fãs de MMA satisfeitos. Como venceu, Natan conseguiu a pontuação necessária para avançar para a semifinal do GP do peso-leve (70 kg), mas a companhia decidiu punir os brasileiros por julgar o duelo ‘sem competitividade’. Portanto, Schulte está fora do torneio e a dupla está suspensa, ou seja, impedida de atuar pelo restante da temporada. Dessa forma, Shane Burgos substitui o lutador na competição.

Antes da luta acontecer, Natan e Raush, amigos e parceiros de treino na academia ‘American Top Team’, mostraram estar insatisfeitos com tal decisão da PFL. De qualquer forma, os brasileiros deixaram claro que se enfrentariam para valer em uma possível final do GP do peso-leve da organização. Mas, para a infelicidade da dupla, o combate aconteceu ainda na fase de classificação do torneio, valendo uma vaga direta para os playoffs dele.

No cage, Natan e Raush, contrariados com o casamento da luta, de fato, não se envolveram em trocas de golpes intensas. Sendo assim, os brasileiros protagonizaram um duelo sem emoção durante 15 minutos e até foram vaiados por parte do público presente na ‘Overtime Elite Arena’. Após três rounds de pouca ação, Schulte superou Manfio, porém, assim como o amigo, foi eliminado do torneio por conta da punição aplicada pela PFL. Inclusive, não demorou para a empresa tomar tal decisão e a anunciou por meio de um comunicado oficial.

“Na noite passada, Natan Schulte e Raush Manfio não atingiram os padrões que todos os lutadores da PFL concordaram em seguir nas competições. Todos os lutadores em seus acordos de luta com a PFL concordam em usar seus “melhores esforços” e habilidades como profissionais para competir e derrotar qualquer adversário. Ficou muito claro que Natan e Raush não cumpriram esse padrão contratual na luta. A PFL suspendeu imediatamente os dois lutadores da temporada e considerou não pontuar a luta para fins de classificação. A PFL toma esta ação em reconhecimento de sua responsabilidade para com todos os lutadores e fãs da companhia”, informou a liga.

Raush mostra insatisfação

Fora do GP do peso-leve da PFL e agora impedido de atuar pelo restante da temporada, Raush não demorou para se pronunciar. Ao comentar a publicação da Ag. Fight nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), o brasileiro escancarou seu descontentamento com a decisão tomada pela companhia. Sem titubear, o atleta acusou a organização de prejudicar intencionalmente dois veteranos e antigos vencedores do torneio para privilegiar lutadores mais midiáticos e populares.

“Corrupção na cara dura. Nos suspenderam para beneficiar o preferido deles”, declarou o brasileiro com seu perfil oficial no ‘Instagram’.

Como ficou o GP do peso-leve da PFL?

Sem Natan Schulte e agora com Shane Burgos no torneio, as semifinais estão definidas. Clay Collard luta contra Burgos e Olivier Aubin-Mercier, vencedor do GP da divisão na temporada 2022, enfrenta o brasileiro Bruno Miranda.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026