Duas das duas grandes esperanças do ‘Esquadrão Brasileiro’ no GP da PFL na temporada 2024, Antônio Cara de Sapato e Neiman Gracie não conseguiram avançar para os ‘playoffs’ – o chamado ‘mata-mata’. Entretanto, a dupla ainda tem uma chance, mesmo que ínfima, de garantir uma vaga na grande final do torneio – que premia os vencedores com o cinturão e a bolada de um milhão de dólares (R$ 5,5 milhões). Afinal, os atletas foram escalados pela empresa para disputarem ‘lutas reservas’, como uma espécie de precaução para caso algum imprevisto aconteça com algum dos competidores que ainda seguem no páreo.
A novidade foi anunciada pela organização através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui). Eliminados na temporada regular com uma vitória e uma derrota cada, o meio-médios (77 kg) Neiman e o meio-pesado (93 kg) Cara de Sapato enfrentarão, respectivamente, Luca Poclit e Karl Albrektsson. O membro da família Gracie entra em ação no dia 23 de agosto, em Washington (EUA), enquanto o ex-BBB compete uma semana antes, no dia 16 de agosto, em Hollywood (EUA). Caso vençam, os brasileiros ficarão a postos para, eventualmente, substituir os finalistas caso surja algum imprevisto – como uma possível contusão.
Brasileiros garantidos nas semifinais
Além de Cara de Sapato e Neiman Gracie, que dependem do acaso do destino para eventualmente se classificarem para a decisão, o Brasil conta com dois representantes garantidos na fase semifinal: Taila Santos e Gabriel Braga. Ex-desafiante ao cinturão dos pesos-moscas (57 kg) do UFC, a atleta catarinense mede forças contra a veterana Liz Carmouche, no dia 2 de agosto, em Nashville (EUA). Já o jovem carioca encara o russo Timur Khizriev no dia 22, em Washington, em confronto eliminatório na categoria dos pesos-penas (66 kg).