Siga-nos
Larissa Pacheco na pesagem do 5º evento da PFL na temporada 2023.
Com a mudança, a atual campeã Larissa Pacheco ficará impossibilitada da competir no torneio de 2024 - Matt Davies/Ag Fight

PFL

PFL anuncia mudança no formato de torneio entre as mulheres para 2024; entenda

A temporada de 2024 da PFL terá uma mudança significativa para o plantel feminino. O formato de torneio, disputado em 2023 entre as mulheres na categoria das pesos-penas (66 kg), foi abandonado e substituído por uma nova divisão de peso: moscas (57 kg). A fórmula de disputa do novo ‘GP’ é a mesma já conhecida pelos fãs de MMA – temporada regular e posteriormente os duelos eliminatórios, os tradicionais ‘mata-mata’. A novidade foi divulgada por Peter Murray, presidente da liga.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, na Flórida (EUA), que serviu também para promover o ‘supercard’ em parceria entre a PFL e o Bellator, o dirigente confirmou a informação e declarou que a medida tende a dar ainda mais visibilidade para o MMA feminino – com novas atletas competindo. Em 2023, a campeã do torneio até 66 kg foi a brasileira Larissa Pacheco.

Temos a oportunidade de expandir nosso foco com as categorias das mulheres. E esse era nosso objetivo”, destacou Peter Murray, CEO da PFL, de acordo com o site ‘MMA Junkie’.

Larissa e Cyborg de lado?

A mudança provavelmente impedirá que Larissa Pacheco participe do torneio em 2024, uma vez que um corte de peso até 57 kg é praticamente inviável para o biotipo físico da brasileira. Sendo assim, o presidente da PFL projetou que a campeã da empresa, assim como a recém-chegada do Bellator Cris Cyborg, devem competir em cards numerados que não façam parte da temporada do ‘GP’. Existe, inclusive, uma chance de uma eventual superluta entre as compatriotas.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em PFL