Siga-nos
Francis Ngannou e Renan Problema ficam frente a frente durante coletiva da PFL
Francis Ngannou (à esquerda) e Renan Problema se enfrentam no dia 19 de outubro - Divulgação/PFL

PFL

Internautas criticam resposta polêmica de Renan Problema a Francis Ngannou; entenda

Nesta quinta-feira (22), em Washington, DC (EUA), a PFL realizou uma coletiva de imprensa para promover a superluta envolvendo Francis Ngannou e Renan Ferreira. E durante a cerimônia, um momento em específico chamou a atenção dos fãs de MMA e viralizou na internet, dividindo opiniões. O debate gira em torno de uma declaração do peso-pesado brasileiro considerada polêmica pelos internautas. Após ser previamente alfinetado pelo ex-campeão do UFC, ‘Problema’, mesmo que indiretamente, teria trazido à tona um drama pessoal da vida de seu oponente.

Em abril desta temporada, Ngannou viveu uma verdadeira tragédia com o falecimento de seu filho, Kobe, de apenas um ano e três meses de idade. Após o baque, o camaronês cogitou, inclusive, se afastar das funções de lutador profissional e anunciar sua aposentadoria. Mas, até para honrar a memória de sua cria, Francis optou em seguir em frente. O combate contra Renan marca sua volta à ativa desde que passou pelo drama pessoal.

Este é o contexto em que ambos os competidores estão inseridos. Logo no início da coletiva desta quinta-feira, Ngannou ironizou o apelido de seu adversário, ao destacar que não o enxerga como um problema dentro do cage. A leve provocação gerou uma resposta do brasileiro que, mesmo sem citar, fez os internautas lembrarem da morte do filho de Francis. E, apesar de não criar nenhum tipo de desentendimento ou incômodo entre os lutadores no momento, a declaração foi alvo de inúmeras críticas mundo afora.

“Todo mundo é um problema, e ele certamente é um problema para algumas pessoas. Mas na minha opinião ele não é um problema. Vai ser o Problema vs o Predador. Acho que os apelidos falam por si só (risos)”, alfinetou Francis, antes de ouvir a resposta que dividiu opiniões do rival brasileiro.

O Francis é um cara que está passando por um ano difícil. Mais difícil ainda é o que ele tem pela frente. Ele sabe que tem um grande problema e vai ser muito difícil de resolver”, rebate Renan (veja abaixo ou clique aqui).

Desrespeito ou equívoco?

Para uma parte dos fãs que assistiram ao momento, Problema teria usado um momento delicado da vida pessoal de Ngannou como forma de provocação, uma atitude considerada extremamente desrespeitosa e antidesportiva. Por outro lado, há quem aponte que o peso-pesado brasileiro simplesmente utilizou uma infeliz escolha de palavras ao se expressar e que não houve nenhum tipo de má fé em sua declaração – que serviu como resposta à uma alfinetada prévia de Francis. Agora resta saber se Renan se pronunciará sobre o caso após a grande repercussão virtual.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em PFL