O evento inaugural da temporada 2023 da PFL não foi bom para os brasileiros. Entre os quatro atletas tupiniquins que competiram no card deste sábado (1), realizado em Las Vegas (EUA), apenas um saiu vencedor de seu duelo: Gabriel Alves Braga. O ex-desafiante ao título meio-pesado (93 kg) do UFC Thiago ‘Marreta’, que fazia sua estreia pela liga, foi derrotado no co-main event da noite para o campeão do GP até 93 kg de 2022, o australiano Rob Wilkinson.
Sob enorme expectativa em sua primeira experiência no cage da PFL após deixar o UFC no ano passado, Thiago Marreta foi superado pelo jogo estratégico do adversário, que utilizou o grappling para anular os pontos fortes do brasileiro na luta em pé. Além disso, faltou ao veterano de 39 anos um pouco mais de ímpeto nos primeiros dois rounds, algo que foi visto apenas no terceiro e derradeiro período, quando o carioca precisava de um nocaute ou finalização para conseguir uma vitória de virada, e que havia sido prometido por ele há menos de um mês em entrevista à Ag Fight.
A luta
Logo no início do primeiro round, o campeão da temporada 2022 do torneio meio-pesado da PFL tomou o centro do cage e o controle das ações. Mais rápido, Wilkinson conseguiu acertar alguns bons golpes antes de buscar a luta agarrada, onde levou vantagem sobre o brasileiro, chegando às costas do carioca quando restavam dois minutos para o fim da etapa inicial. Depois de uma tentativa frustada do ex-UFC de sair da posição desconfortável, o australiano chegou na montada, que foi defendida por Marreta. Domínio de Wilkinson no primeiro assalto.
O brasileiro começou mais ativo no segundo assalto, aplicando bons chutes no corpo do oponente, e Wilkinson novamente buscou a luta agarrada. Fiel à estratégia, o australiano não deu espaços para Marreta fazer seu jogo. Atrás no placar, o carioca voltou para o terceiro assalto com maior senso de urgência. Os chutes no corpo continuavam sendo sua melhor arma. Mas o perigoso australiano também respondia com bons contragolpes e buscava no grappling manter a vantagem. No final, ficou a impressão que o carioca demorou a abrir o jogo e mostrar mais ímpeto na luta.
Marlon sofre com chutes baixos do rival
Quem também iniciou a temporada 2023 da PFL com o pé esquerdo foi Marlon Moraes. Depois de estrear na liga com derrota para Sheymon Moraes, em novembro do ano passado, o ex-lutador do UFC foi superado pelo britânico Brendan Loughnane, campeão do torneio dos penas (66 kg) no ano passado. O atleta natural de Nova Friburgo (RJ) sofreu com os chutes nas pernas aplicados pelo rival e sucumbiu logo no início do segundo assalto, já sem condições de se manter em pé, chegando à marca de seis reveses seguidos na carreira.
Delan Monte perde por pontos
Semifinalista do torneio dos meio-pesados da PFL em 2022, Delan Monte terá que suar para garantir uma vaga nos playoffs deste ano após ser derrotado na estreia da temporada por Ty Flores, na decisão unânime dos juízes, no card preliminar do show.
O único brasileiro a ‘salvar a noite’ para o país foi o peso-pena Gabriel Alves Braga, que teve seu braço erguido no duelo contra Jesus Pinedo, na decisão dividida dos jurados, levando três pontos pelo triunfo na corrida pelos playoffs.
Gringo ajuda a ‘salvar’ noite brasileira
Outro atleta que ‘salvou’ a noite brasileira foi o americano Joshua Silveira. Filho do treinador e co-fundador da equipe American Top Team Marcus ‘Conan’ Silveira, o meio-pesado levou seis pontos para casa ao finalizar Sam Kei ainda no primeiro round. Com o triunfo, o gringo de raízes tupiniquins deu um passo gigante rumo à classificação para a fase semifinal do torneio até 93 kg da PFL em 2023.
Resultados da PFL 1:
Brendan Loughnane venceu Marlon Moraes por nocaute técnico;
Rob Wilkinson venceu Thiago Marreta por decisão unânime dos juízes;
Will Fleury venceu Krzysztof Jotko por decisão dividida dos juízes;
Movlid Khaybulaev venceu Ryoji Kudo por decisão unânime dos juízes;
Bubba Jenkins venceu Chris Wade por decisão unânime dos juízes;
Marthin Hamlet venceu Mohammed Fakhreddine por finalização;
Joshua Silveira venceu Sam Kei por finalização;
Alejandro Flores venceu Daniel Torres por decisão unânime dos juízes;
Gabriel Alves Braga venceu Jesus Pinedo por decisão dividida dos juízes;
Ty Flores venceu Delan Monte por decisão unânime dos juízes;
Impa Kasanganay venceu Cory Hendricks por decisão unânime dos juízes.