Siga-nos
Virna Jandiroba e Mackenzie Dern posam para fotos após se pesarem na balança
Escaladas para o 'co-main event', Virna Jandiroba e Mackenzie Dern bateram o mesmo peso: 52,1 kg - Louis Grasse/PxImages

Pesagem

Virna e Mackenzie batem o peso e confirmam disputa de título 100% brasileira no UFC 321

Na madrugada desta sexta-feira (24), em Abu Dhabi (EAU), foi realizada a pesagem oficial do UFC 321. Sem grandes sustos, a cerimônia confirmou as duas disputas de título previstas para o card numerado, inclusive a que envolve um embate 100% verde-amarelo. Escaladas para o ‘co-main event’ da noite, as brasileiras Virna Jandiroba e Mackenzie Dern venceram a balança (veja abaixo ou clique aqui e aqui) e oficializaram o confronto que coloca em jogo o cinturão vago dos pesos-palhas (52 kg).

Primeira atleta a subir ao palco, Virna cravou o limite estabelecido para a categoria em disputas de título: 52,1 kg. Posteriormente, foi a vez de Mackenzie despontar na balança e estabelecer a mesma marca de sua adversária e compatriota – confirmando, assim, o confronto. O duelo brasileiro vai coroar uma nova campeã na divisão feminina mais leve do UFC. Antiga soberana, a chinesa Weili Zhang abdicou do cinturão para tentar um bicampeonato no peso-mosca (57 kg).

Aspinall vs Gane pelo título

Assim como o ‘co-main event’, a luta principal do UFC 321 também se tornou oficial sem imprevistos. Atual campeão linear dos pesos-pesados, Tom Aspinall foi o primeiro protagonista do show a subir na balança, cravando 115,6 kg. Em seguida, seu adversário e desafiante Ciryl Gane despontou mais de 3 kg mais leve, com a marca de 112,2 kg. Com um clássico europeu entre Inglaterra e França pelo título da categoria, os atletas prometem um combate de tirar o fôlego dos fãs de MMA.

Esquadrão Brasileiro

Além de Virna e Mackenzie, o Brasil terá mais três representantes em ação no card deste sábado. Originalmente, seriam quatro. Mas o combate envolvendo Matheus Camilo acabou sendo cancelado às vésperas por problemas envolvendo seu adversário. Escalado para o card principal, Jailton Almeida pode garantir o ‘title shot’ entre os pesos-pesados. Para isso, ‘Malhadinho’ cravou 107,5 kg na balança. O atleta baiano terá que superar uma diferença considerável de mais de 10 kg de massa na luta, já que seu oponente, Alexander Volkov, aferiu 118,6 kg.

Outro brasileiro que surgiu bem mais leve que seu rival foi Valter Walker. Escalado de última hora para o evento após ver sua luta no UFC Rio cair, o ‘Caçador de Pés’ pesou 110,6 kg, enquanto seu adversário, Louie Sutherland, cravou 119,9 kg na balança. Por fim, entre as mulheres, Jaqueline Amorim oficializou o duelo de abertura do show. A faixa-preta de jiu-jitsu atingiu a marca de 52,6 kg – cerca de 500 gramas mais pesada que a oponente japonesa Mizuki Inoue, que despontou com 52,1 kg.

Confira abaixo todos os pesos aferidos no UFC 321:

Tom Aspinall (115,6 Kg) vs Ciryl Gane (112,2 Kg)

Virna Jandiroba (52,1 Kg) vs Mackenzie Dern (52,1 Kg)

Umar Nurmagomedov (61,6 Kg) vs Mario Bautista (61,4 Kg)

Alexander Volkov (118,6 Kg) vs Jailton ‘Malhadinho’ (107,5 Kg)

Aleksandar Rakic (92 Kg) vs Azamat Murzakanov (93,2 Kg)

Nasrat Haqparast (70,7 Kg) vs Quillan Salkilld (70,5 Kg)

Ikram Aliskerov (84,1 Kg) vs Jun Yong Park (84,1 Kg)

Ludovit Klein (70,7 Kg) vs Mateusz Rebecki (70,5 Kg)

Valter Walker (110,6 Kg) vs Louie Sutherland (119,9 Kg)

Nathaniel Wood (66,2 Kg) vs Jose Miguel Delgado (66,6 Kg)*

Hamdy Abdelwahab (120,2 Kg) vs Chris Barnett (118,3 Kg)

Azat Maksum (58,1 Kg)** vs Mitch Raposo (56,9 Kg)

Jaqueline Amorim (52,6 Kg) vs Mizuki Inoue (52,1 Kg)

* Jose Miguel Delgado pesou acima do limite permitido e terá 20% de sua bolsa repassada ao adversário.

** Azat Maksum pesou acima do limite permitido e terá 30% de sua bolsa repassada ao adversário.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Pesagem