Realizada nesta terça-feira (18), a pesagem do UFC Vegas 99 contou com um suspense inesperado na sua reta final. Enquanto Michel Pereira e Anthony Hernandez se apresentaram logo no início da cerimônia e confirmaram a luta principal do evento deste sábado, Matheus Nicolau deu um susto nos fãs, mas, no final, conseguiu bater o peso e garantir sua participação no card do Apex.
Um dos primeiros a subir na balança, Michel pesou 84,1 kg, mesma marca atingida pelo seu adversário. O ‘Paraense Voador’ chega para seu primeiro ‘main event’ no UFC credenciado por uma longa sequência invicta, com oito vitórias consecutivas – três delas no peso-médio (84 kg), após subir de categoria.
Por sua vez, Anthony Hernandez venceu suas últimas cinco lutas no octógono mais famoso do mundo. O início do bom momento vivido pelo americano, inclusive, teve início com um triunfo por finalização sobre o faixa-preta de jiu-jitsu Rodolfo Vieira, de forma surpreendente.
Sumiço
O suspense tomou conta da parte final da pesagem oficial do UFC Vegas 99. Escalado para encarar Asu Almabayev, que bateu 56,9 kg, Matheus Nicolau simplesmente não apareceu no palco dentro do período de tempo previsto para a cerimônia, de uma hora corrida.
Apesar disso, a balança seguia montada no local, deixando todos confusos. Sem um posicionamento oficial por parte do Ultimate, o lutador brasileiro surgiu para se pesar 28 minutos depois do término. Sem aparentar desgaste pelo corte de peso, o atleta marcou 56,9 kg, em tese, confirmando sua participação no show de sábado.
Até o fechamento desta matéria, o motivo do atraso ou uma confirmação oficial da luta entre Matheus Nicolau e Asu Almabayev não haviam sido divulgados. De acordo com uma informação apurada pela Ag Fight, por conta do ineditismo do ocorrido, o Ultimate ainda discute qual decisão tomar.
Brasileiros no peso
Além de Michel Pereira e Matheus Nicolau, o Brasil estará representado por outro lutador no card do UFC Vegas 99: Jean Matsumoto. O peso-galo (61 kg) não teve dificuldades para cravar 61,4 kg – mesma marca do canadense Brad Katona, seu oponente no sábado.
A peso-galo Tamires Vidal, por sua vez, passou sem sustos pela balança e pesou 61,4 kg. Por outro lado, Joselyne Edwards – uma das últimas a se apresentarem no palco – cometeu uma grave falha ao marcar 63,2 kg, cerca de 1,6 kg acima do limite de peso da divisão. Na segunda tentativa, com o cabelo cortado e sem roupa, a panamenha desceu cerca de 200 gramas e cravou 63 kg, ainda acima do exigido.
Confira os resultados da pesagem do UFC Vegas 99:
Anthony Hernandez (84,1 kg) vs. Michel Pereira (84,1 kg)
Rob Font (61,4 kg) vs. Kyler Phillips (61,4 kg)
Charles Johnson (57,1 kg) vs. Su Mudaerji (57,1 kg)
Jake Hadley (61,4 kg) vs. Cameron Smotherman (61,4 kg)
Darren Elkins (65,5 kg) vs. Daniel Pineda (66 kg)
Asu Almabayev (56,9 kg) vs. Matheus Nicolau (56,9 kg)
Brad Katona (61,4 kg) vs. Jean Matsumoto (61,4 kg)
Joselyne Edwards (63 kg)* vs. Tamires Vidal (61,4 kg)
Jessica Penne (52,3 kg) vs. Elise Reed (52,1 kg)
Alice Ardelean (52,1 kg) vs. Melissa Martinez (52,3 kg)
Robelis Despaigne (119,7 kg) vs. Austen Lane (113,8 kg)
*Joselyne Edwards excedeu o limite do peso-galo em 3,0 libras (1,3 kg)