Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

Pesagem

Leon Edwards passa tranquilo pela balança e confirma volta ao UFC após longo hiato

Sem lutar desde julho de 2019, Leon Edwards cumpriu sua obrigação com a balança e garantiu presença no card do UFC Vegas 21, dando o passo final antes do seu aguardado retorno aos octógonos após algumas tentativas frustradas por conta da pandemia. Adversário do lutador britânico na luta principal do evento deste sábado (13), Belal Muhammad também ficou dentro do limite estabelecido pela divisão dos meio-médios (77 kg), confirmando o duelo entre eles.

Realizada nesta sexta-feira (12), em Las Vegas (EUA), a pesagem oficial da edição contou também com a presença dos brasileiros Matheus Nicolau, Rani Yahya e Glória de Paula. Os três representantes do Brasil bateram o peso de suas respectivas categorias e confirmaram seus confrontos no UFC Vegas 21. Dos 26 atletas escalados para o evento, apenas um excedeu o limite de sua divisão.

Parte do grupo de atletas que se apresentou logo após o início da pesagem, Leon Edwards e Belal Muhammad aparentaram tranquilidade no palco, o que pode indicar um corte de peso sem problemas por parte das estrelas da edição. O inglês, inclusive, sequer se deu ao trabalho de retirar o par de tênis que usava antes de subir na balança e cravar 77,3 kg, dentro do limite da categoria.

Por sua vez, Belal Muhammad, que marcou 200 gramas abaixo do peso de seu oponente, aproveitou a oportunidade para fazer o tradicional sinal de cinturão, indicando seu objetivo após a disputa deste sábado. Substituto de Khamzat Chimaev, adversário original de Edwards, o americano de ascendência palestina vem de quatro vitórias seguidas e busca se aproximar de um ‘title shot’ com um triunfo sobre o inglês, terceiro colocado no ranking da categoria.

Dispensado pelo UFC em 2019, Matheus Nicolau retorna à organização após atuar brevemente pelo Future FC e pelo Brave CF, onde somou mais duas vitórias para o seu currículo. O peso-mosca (57 kg), que em sua primeira passagem pelo Ultimate somou três triunfos e um revés, não perdeu tempo para garantir sua participação no evento de sábado. Segundo a se apresentar, o mineiro marcou 56,9 kg na balança, mesmo peso de seu rival, o português de origem angolana Manel Kape.

Bem mais experiente do que Matheus, Rani Yahya foi o segundo brasileiro a se pesar nesta sexta-feira. Escalado para enfrentar Ray Rodriguez no card preliminar do UFC Vegas 21, o peso-galo (61 kg) cravou 61,7 kg na balança, 300 gramas acima do peso de seu rival, e se colocou apto a participar de sua 18ª luta pela principal organização de MMA do planeta.

Na contramão de seus compatriotas, que cumpriram com suas obrigações nos minutos iniciais da pesagem, Glória de Paula foi uma das últimas atletas a passar pela balança. Apesar da demora, a jovem promessa do MMA feminino nacional não transpareceu ter enfrentado dificuldades em seu corte de peso. Com o semblante tranquilo, a peso-palha (52 kg), que estreia no UFC diante de Jinh Yu Frei, subiu de meias na balança e ficou confortavelmente abaixo do limite máximo de peso estabelecido pela categoria.

Último a se pesar, quando restavam pouco mais de dois minutos para o fim das duas horas regulamentares da pesagem, o meio-pesado (93 kg) Ryan Spann não conseguiu ficar dentro do limite da categoria, excedendo em 200 gramas. Caso opte por não tentar cortar o excesso de peso na hora extra garantida após a falha, o americano deve ser multado pela Comissão Atlética em uma porcentagem de sua bolsa, mas o confronto contra Mischa Cirkunov deve ser mantido como co-main event da noite.

Confira os resultados da pesagem oficial do UFC Vegas 21:

Leon Edwards (77,3 kg) vs Belal Muhammad (77,1 kg)
Mischa Cirkunov (93 kg) vs Ryan Spann (93,6 kg)*
Dan Ige (66 kg) vs Gavin Tucker (66,2 kg)
Jonathan Martinez (61,7 kg) vs Davey Grant (61,4 kg)
Matheus Nicolau (56,9 kg) vs Manel Kape (56,9 kg)
Eryk Anders (84,3 kg) vs Darren Stewart (84,1 kg)
Angela Hill (52,4 kg) vs Ashley Yoder (52,6 kg)
Charles Jourdain (66 kg) vs Marcelo Rojo (66 kg)
Rani Yahya (61,7 kg) vs Ray Rodriguez (61,4 kg)
Nasrat Haqparast (70,7 kg) vs Rafa Garcia (70,7 kg)
Cortney Casey (57,1 kg) vs JJ Aldrich (56,9 kg)
Jinh Yu Frey (52,4 kg) vs Glória de Paula (52,4 kg)
Matthew Semelsberger (76,8 kg) vs Jason Witt (77,5 kg)

* 200 gramas acima do limite da categoria

Mais em Pesagem