Siga-nos
Deiveson Figueiredo na pesagem do UFC 263
Deiveson Figueiredo voltou a ter problemas com a balança no UFC - Louis Grasse/PxImages

Pesagem

Desmaio, falhas e luta cancelada! UFC tem pesagem movimentada no 1º evento do ano

Realizada nesta sexta-feira (23), na véspera do UFC 324, a pesagem oficial do primeiro evento do Ultimate no ano ficou marcada por situações dramáticas. Em meio a falhas na balança, suspense e, até mesmo, um desmaio, 12 das 13 lutas programadas para o card deste sábado, em Las Vegas (EUA), foram confirmadas – incluindo a disputa de título entre Paddy Pimblett e Justin Gaethje, e os três combates envolvendo brasileiros – e apenas uma acabou sendo cancelada.

Única disputa de cinturão programada para o show inaugural da temporada 2026 do Ultimate, depois da retirada de Kayla Harrison vs Amanda Nunes do card devido a uma lesão sofrida pela americana, o confronto entre o inglês Paddy Pimblett e o americano Justin Gaethje, pelo título interino peso-leve (70 kg) foi confirmado com ambos cumprindo com suas obrigações. Mas não sem uma boa dose de suspense.

Isso porque ‘The Baddy’ – apelido de Pimblett – foi o primeiro lutador a se apresentar no palco, passando sem sustos pela balança, com 69,8 kg. Já ‘The Highlight’ – como o atleta norte-americano é conhecido – foi o último a se pesar, deixando seus fãs apreensivos. Apesar disso, Gaethje também ficou dentro do limite estabelecido para disputas de título na categoria dos leves, registrando 70,3 kg.

Deiveson falha na balança

Durante toda a cerimônia, dois lutadores falharam na balança nesta sexta-feira. Um deles foi o brasileiro Deiveson Figueiredo, que marcou 62,8 kg, excedendo em 2,5 libras (1,1 kg) o limite da categoria dos galos. Apesar da infração, a luta entre o ex-campeão peso-mosca (57 kg) e o russo Umar Nurmagomedov segue na programação do evento deste sábado, apenas com uma multa de 25% de sua bolsa tendo sido aplicada ao paraense.

A situação é similar a do peso-mosca Alex Perez, que também precisará pagar uma multa de 25% de sua bolsa por ter falhado na balança do UFC 324. Assim, o confronto entre o ex-desafiante ao cinturão até 57 kg do Ultimate e Charles Johnson também continua fazendo parte do card do primeiro evento do ano.

Brasil no UFC 324

Além de Deiveson Figueiredo, outros dois representantes do ‘Esquadrão Brasileiro’ farão parte do UFC 324, no sábado. Mas, diferentemente do paraense, Natália Silva e Jean Silva cumpriram com suas obrigações e bateram o peso de suas respectivas categorias para confirmar seus combates contra Rose Namajunas e Arnold Allen.

Desmaio e luta cancelada

Quem roubou a cena da pesagem oficial do UFC 324 – não da melhor forma – foi Cameron Smotherman. Um dos primeiros atletas a se pesaram, o americano de 28 anos até ficou dentro do limite da categoria dos galos, cravando 61,4 kg, mas logo depois de descer da balança acabou desmaiando no palco.

Depois do susto, Smotherman recobrou a consciência, mas precisou de auxílio para descer do palco da pesagem, cerca de três minutos depois de cair com o rosto no chão desacordado (veja abaixo). Diante do cenário, a Comissão Atlética de Nevada – reguladora do evento – e a própria organização do show optaram por cancelar a luta entre Cameron e Ricky Turcios, que estava programada para acontecer no card preliminar do UFC 324.

Pesagem oficial do UFC 324:

Paddy Pimblett (69,8 kg) vs Justin Gaethje (70,3 kg)
Sean O’Malley (61,4 kg) vs Song Yadong (61,7 kg)
Waldo Cortes-Acosta (118,8 kg) vs Derrick Lewis (119,5 kg)
Natália Silva (57,1 kg) vs Rose Namajunas (56,9 kg)
Arnold Allen (66 kg) vs Jean Silva (66,2 kg)
Umar Nurmagomedov (61,7 kg) vs Deiveson Figueiredo (62,8 kg)*
Ateba Gautier (84,3 kg) vs Andrey Pulyaev (84,3 kg)
Nikita Krylov (93,2 kg) vs Modestas Bukauskas (92,5 kg)
Alex Perez (58,2 kg)** vs Charles Johnson (57,1 kg)
Michael Johnson (70,7 kg) vs Alexander Hernandez (70,5 kg)
Josh Hokit (106,3 kg) vs Denzel Freeman (116,8 kg)
Ty Miller (77,1 kg) vs Adam Fugitt (77,5 kg)

* Deiveson Figueiredo excedeu em 2,5 libras (1,1 kg) o limite de peso da divisão dos galos

** Alex Perez excedeu em 2,5 libras (1,1 kg) o limite de peso da divisão dos moscas

*** Ricky Turcios (61,7 kg) vs Cameron Smotherman (61,4 kg) – luta cancelada após Cameron Smotherman desmaiar

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Ag Fight (@ag.fight)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Ag Fight (@ag.fight)


Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Pesagem