Último evento numerado da entidade no ano, o UFC 256 teve sua pesagem oficial realizada nesta sexta-feira (11), em Las Vegas (EUA). Sem sustos, os quatro atletas responsáveis pelos dois principais combates do evento se apresentaram logo no início e cumpriram suas obrigações com a balança, confirmando ambas disputas.
Primeiro a se apresentar no palco montado no UFC Apex, Deiveson tratou de afastar logo qualquer dúvida sobre seu corte de peso e marcou 56,4 kg, dentro do limite exigido para disputas de título na divisão dos moscas (57 kg). Vale lembrar que o brasileiro – atual campeão da categoria – teve problemas para bater o peso em um passado não tão distante e o pouco tempo de descanso de sua última luta, realizada no dia 21 de novembro deste ano, deixou no ar a preocupação sobre uma possível falha na balança.
Atual primeiro colocado no ranking peso-mosca, Brandon Moreno também aproveitou o início da pesagem para carimbar sua vaga na luta principal do UFC 256. O lutador, que pode se tornar o primeiro atleta nascido no México a conquistar um cinturão do Ultimate, subiu à balança com o mesmo peso do brasileiro, seu adversário neste sábado (12).
Protagonistas do co-main event da noite, Charles ‘Do Bronx’ e Tony Ferguson também confirmaram seu confronto logo no início da pesagem, ao ficarem dentro do limite estabelecido para duelos no peso-leve (70 kg). O brasileiro cravou 70 kg, enquanto o americano subiu na balança com 300 gramas a mais. Vale lembrar que ‘El Cucuy’ chegou a ameaçar desistir do combate caso o atleta da ‘Chute Boxe São Paulo’ excedesse o limite de peso da categoria.
Os demais representantes do Brasil no card do UFC 256 também cumpriram com suas obrigações e confirmaram seus duelos. De volta ao peso-médio (84 kg), Ronaldo ‘Jacaré’ subiu à balança com 84,1 kg, ligeiramente mais pesado do que seu adversário neste sábado, o americano Kevin Holland, que chega embalado por quatro vitórias consecutivas na temporada 2020.
Indo para a sua segunda experiência na divisão dos leves, Renato ‘Moicano’ não teve problemas para bater 70,3 kg e garantir sua presença na peleja contra Rafael Fiziev, que marcou 70,5 kg na balança. Quem também confirmou seu combate com tranquilidade foi o ex-campeão peso-pesado Júnior ‘Cigano’, 111,8 kg, que encara o invicto Ciryl Gane na abertura do card principal do UFC 256, neste sábado.
Também pelo card principal, as pesos-palhas (52 kg) Mackenzie Dern e Virna Jandiroba confirmaram o que promete ser uma das lutas de MMA feminino com maior nível técnico de jiu-jitsu da história. A americana, que representa o Brasil por ter dupla nacionalidade, marcou 52,1 kg, mesmo peso com que a baiana subiu na balança.
Pesagem oficial do UFC 256:
Deiveson Figueiredo (56,4 kg) vs. Brandon Moreno (56,4 kg)
Tony Ferguson (70,3 kg) vs. Charles ‘Do Bronx’ Oliveira (70 kg)
Mackenzie Dern (52,1 kg) vs. Virna Jandiroba (52,1 kg)
Kevin Holland (83,9 kg) vs. Ronaldo Souza (84,1 kg)
Junior dos Santos (111,8 kg) vs. Ciryl Gane (112,2 kg)
Cub Swanson (65,7 kg) vs. Daniel Pineda (66 kg)
Renato Moicano (70,3 kg) vs. Rafael Fiziev (70,5 kg)
Gavin Tucker (66,2 kg) vs. Billy Quarantillo (66 kg)
Tecia Torres (52,3 kg) vs. Sam Hughes (52,3 kg)
Chase Hooper (66 kg) vs. Peter Barrett (66 kg)
Manel Kape (56,4 kg) – lutador reserva