Na tarde desta sexta-feira (8), o Ultimate promoveu a pesagem oficial do UFC Vegas 100. E durante a cerimônia, Carlos Prates e Neil Magny, protagonistas do show, fizeram por onde e confirmaram o ‘main event’ do card com sede no ‘Apex’. Com isso, prestes a disputar somente seu quarto combate na empresa, o prospecto brasileiro já encaminhou oficialmente sua primeira luta principal na maior liga de MMA do mundo.
O primeiro da dupla a subir no palco foi Neil Magny. Com um semblante tranquilo, o americano cravou o limite da categoria em disputas que não envolvem cinturão, com a marca de 77,5 kg. Momentos depois, Carlos Prates passou pela balança e, com um sorriso no rosto, atingiu 77,3 kg – cerca de 200 gramas mais leve que seu adversário. O striker de Taubaté (SP) se pesou, inclusive, com um cordão que exibia suas iniciais, sinalizando que o corte de peso foi bem-sucedido (veja abaixo ou clique aqui).
Co-main event cancelado
A grande surpresa da cerimônia foi anunciada após todos os atletas passarem pela balança. Programada para servir como o ‘co-main event’ do show, a luta entre Ricky Turcios e Benardo Sopaj foi cancelada. Curiosamente, ambos os competidores bateram o peso exigido na categoria dos pesos-galos (61 kg). Entretanto, ao ser avaliado pela comissão médica do evento, Turcios foi vetado. Desta forma, seu combate contra o rival da Albânia foi retirado do card às vésperas de sua realização.
Rival de Capoeira ‘explode’ a balança
Dentre os 24 atletas escalados para entrarem em ação neste sábado (9), dois não bateram o peso exigido de suas respectivas categorias. A falha mais grave foi evidenciada com Zachary Scroggin, estreante no Ultimate. Adversário do brasileiro Elizeu Zaleski, o americano ‘explodiu a balança’ e pesou 78,9 kg – 1,4kg acima do limite dos meio-médios (77 kg) em disputas que não envolvem título. ‘Capoeira’, por sua vez, cumpriu sua missão com a marca de 77,5 kg durante a pesagem. Ainda não se sabe se o combate corre risco de ser cancelado, enquanto as equipe dos atletas tentam chegar a um acordo.
Esquadrão Brasileiro
Além de Carlos Prates e Elizeu Capoeira, outros três brasileiros passaram pela balança durante a pesagem oficial do UFC Vegas 100. No card principal, Luana Pinheiro bateu 52,3 kg, enquanto sua rival, Gillian Robertson, surgiu na cerimônia cerca de 300 gramas mais pesada que a judoca paraibana, com a marca oficial de 52,6 kg.
Já em confrontos válidos pelo card preliminar, Antonio Trócoli e Tresean Gore bateram o mesmo peso, com a marca de 84,3 kg. Entre as mulheres, Denise Gomes passou sem sustos pela balança com 52,1 kg. Ex-desafiante ao cinturão da categoria e sua rival para o card deste sábado, Karolina Kowalkiewicz surgiu cerca de 200 gramas mais pesada que a brasileira, com 52,3 kg.
Confira abaixo todas as marcas da pesagem oficial:
Neil Magny (77,5 kg) x Carlos Prates (77,3 kg)
Ricky Turcios (61,6 kg)* x Benardo Sopaj (61,6 kg)
Gerald Meerschaert (83,9 kg) x Reinier de Ridder (83,9 kg)
Luana Pinheiro (52,3 kg) x Gillian Robertson (52,6 kg)
Mansur Abdul-Malik (84,3 kg) x Dusko Todorovic (84,1 kg)
Karolina Kowalkiewicz (52,3 kg) x Denise Gomes (52,1 kg)
Gaston Bolaños (61,4 kg) x Cortavious Romious (61,6 kg)
Elizeu Capoeira (77,5 kg) x Zachary Scroggin (78,9 kg)**
Matthew Semelsberger (77,5 kg) x Charles Radtke (77,3 kg)
Cody Stamann (61,4 kg) x Da’Mon Blackshear (61,4 kg)
Tresean Gore (84,3 kg) x Antonio Trócoli (84,3 kg)
Melissa Mullins (62,1 kg)*** x Klaudia Sygula (61,6 kg)
* Ricky Turcios foi vetado pela comissão médica e sua luta com Benardo Sopaj foi cancelada
**Zachary Scroggin excedeu o limite da categoria em 1,4 kg
***Melissa Mullins excedeu o limite da categoria em 450 gramas