Na tarde desta sexta-feira (5), em Newark (EUA), Robson Conceição participou com sucesso da pesagem oficial de seu combate contra O’Shaquie Foster, atual campeão mundial super pena (59 kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC). Durante a cerimônia, ambos atletas pesaram abaixo do limite da categoria e confirmaram o aguardado confronto. Campeão olímpico em 2016, no Rio de Janeiro, ‘O Brabo’, como é conhecido, tem a chance de adicionar um título mundial como profissional ao seu currículo.
Primeiro a se pesar, Robson subiu na balança e cravou 58,7 kg. Logo em seguida veio o adversário americano, que pesou cerca de 200 gramas acima do brasileiro, com a marca de 58,9 kg. O confronto entre os dois, que serve como ‘co-main event’ do card promovido pela ‘Top Rank’, terá duração programada de até 12 rounds.
Encarada longa
Ao que tudo indica, Robson e Foster já entraram no clima de combate. Momentos após vencerem a balança no palco montado em Newark, os atletas protagonizaram uma encarada bastante longa (veja abaixo ou clique aqui). Com um semblante fechado, o brasileiro não esboçou nenhuma reação, enquanto o campeão abriu um sorriso, em uma tentativa de desestabilizar o oponente.
Quarta chance após ‘bater na trave’
Para alcançar o status de campeão mundial profissional, ‘O Brabo’ terá que quebrar uma sina incômoda. No passado, Robson competiu por cinturões em três oportunidades – perdendo dois duelos e empatando um. Curiosamente, estas foram as únicas lutas em que o baiano não teve o braço erguido em sua trajetória como profissional. Diante de Foster, Conceição pode, enfim, alcançar o topo do esporte.
Em 2021, Robson foi superado por pontos pelo mexicano Óscar Valdez, em disputa que colocava em jogo o cinturão da WBC. Um ano depois, o pugilista brasileiro teve nova chance, mas acabou desbancado, novamente na decisão dos juízes, dessa vez pelo americano Shakur Stevenson. Já em 2023, Conceição empatou com Emanuel Navarrete e viu o oponente manter o título da Organização Mundial de Boxe (WBO).