Siga-nos
Alexandre Pantoja posa para fotos logo após se pesar para o UFC 296
Alexandre Pantoja venceu a balança sem grandes problemas - Louis Grasse/ Ag Fight

Pesagem

Alexandre Pantoja vence fácil a balança e confirma sua 1º defesa de cinturão do UFC

O último card do Ultimate na temporada 2023 conta com motivos de sobra para garantir a atenção dos fãs brasileiros. Escalado para a co-luta principal do UFC 296, evento que será realizado em Las Vegas (EUA) neste sábado (16), Alexandre Pantoja fará a segunda luta em ordem de importância no show e colocará seu título em jogo pela primeira vez. E nesta sexta-feira, o atleta de Arraial do Cabo (RJ) venceu sua primeira batalha, na pesagem oficial do show, e garantiu sua presença na defesa de cinturão.

Depois de vencer Brandon Moreno pela terceira vez em julho, Pantoja agora dará a revanche para Brandon Royval, adversário que ele finalizou dois anos atrás. Grande favorito nas casas de apostas, o brasileiro tem a chance de iniciar seu legado como campeão em um card recheado de grandes estrelas.

Para tal, Pantoja venceu a balança sem grandes dificuldades na manhã desta sexta-feira ao cravar o limite de 56.7 kg, sendo um dos primeiros atletas a subirem na balança. Seu oponente, por sua vez, cravou cerca de 300 gramas a menos e confirmou a disputa ainda nos primeiros minutos da cerimônia.

Rivalidade em alta

A luta principal do UFC colocará frente a frente os rivais Leon Edwards e Colby Covington. O britânico, campeão dos meio-médios, foi alvo do ‘trash talk’ do rival, que fez menção ao seu pai, assassinado a tiros anos atrás em uma casa noturna em Londres. Revoltado, Leon atirou uma garrafa de água no americano durante a coletiva de imprensa, que apenas riu.

Prevendo possíveis problemas, a organização do UFC trouxe os atletas em momentos distintos da pesagem oficial, de forma que eles não pudessem se aproximar nos bastidores. Desta forma, tudo correu como manda o figurino com Edwards batendo 77.3 kg, cerca de 500 gramas a mais do que o oponente.

Esquadrão brasileiro

Além de Pantoja, outros três atletas brasileiros confirmaram suas participações no card do UFC 296. Lucas Almeida bateu 66.2 kg, cerca de 200 gramas a mais do que o rival Andre Fili; Ariane Lipski registrou 57.1 kg, 400 gramas a mais do que Casey O’Neill; e Karol Rosa, que com a marca de 61.4 kg ficou 300 gramas mais leve que sua oponente, a mexicana Irene Aldana, última a subir na balança e que precisou da ajuda do biombo.

Reservas prontos

Com duas lutas de extrema importância liderando o último evento do ano, o UFC escalou dois reservas, uma para cada disputa de título, e ambos cumpriram com suas obrigações nesta sexta-feira. Belal Muhammad, suplente do embate pelo cinturão meio-médio, marcou 76,9 kg na balança.

Por sua vez, Brandon Moreno, ex-campeão dos moscas e reserva do combate entre Pantoja e Royval, pesou 56,7 kg. Ambos estão aptos a entrarem de última hora em qualquer uma das duas lutas principais do UFC 296 caso necessário.

Acompanhe as marcas dos atletas do UFC 296:

Leon Edwards (77.3 kg) vs (76.8 kg) Colby Covington
Alexandre Pantoja (56.7 kg) vs (56.4 kg) Brandon Royval
Shavkat Rakhmonov (77.5 kg) vs (77.5 kg) Stephen Thompson
Tony Ferguson (70.5 kg) vs (70.5 kg) Paddy Pimblett
Josh Emmett (66.2 kg) vs (66 kg) Bryce Mitchell
Alonzo Menifield (92.7 kg) vs (92.7 kg) Dustin Jacoby
Irene Aldana (61.7 kg) vs (61.4 kg) Karol Rosa
Cody Garbrandt (61.7 kg) vs (61.7 kg) Brian Kelleher
Casey O’Neill (56.7 kg) vs (57.1 kg) Ariane Lipski
Tagir Ulanbekov (57.1 kg) vs (57.1 kg) Cody Durden
Andre Fili (66 kg) vs (66.2 kg) Lucas Almeida
Martin Buday (119.9 kg) vs (117.7 kg) Shamil Gaziev

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Pesagem