Siga-nos
Alex Poatan posa para fotos após bater o peso para o UFC 295
Alex Poatan fará a luta principal contra Jirí Prochazka - Diego Ribas/Ag Fight

Pesagem

Alex Poatan vence fácil a balança e lidera esquadrão brasileiro no UFC 295

Ex-campeão dos pesos-médios, Alex Poatan não teve dificuldades para vencer a balança nesta sexta-feira (10) e confirmar sua presença na luta principal do UFC 295, evento programado para este sábado. Por sinal, o veterano brasileiro se pesou um pouco mais leve do que poderia.

Com 204 libras (92.5 kg), uma a menos do limite da categoria para duelos com cinturão em jogo, Poatan avançou em busca de seu segundo título no UFC. Em novembro do ano passado, também em Nova York (EUA), o atleta nocauteou Israel Adesanya para confirmar seu posto de campeão dos médios.

Neste sábado, em sua sétima apresentação no evento, Poatan mede forças com o ex-campeão dos meio-pesados Jiri Procházka, que cravou a marca de 92.6 kg. Sem lutar desde junho de 2022 por conta de uma lesão no ombro, o representante da República Tcheca retorna à ativa para retormar o posto que já foi seu. Em sua trajetória no MMA, ‘Denisa’, como é conhecido, venceu todos os brasileiros que cruzaram seu caminho pela via rápida: Glover Teixeira, Fabio Maldonado, Bruno Cappelozza e Wilian Alves.

Título interino em jogo

Na segunda luta mais importante da noite, Sergei Pavlovich e Tom Aspinall substituem Jon Jones e Stipe Miocic. Para isso, os pesos-pesados disputam o cinturão interino da categoria em duelo que coloca frente a frente dois atletas explosivos e que costumam terminar com seus combates antes do tempo regulamentar. O britânico cravou 118.6 kg na balança, diante da marca de 117,8 kg atingida pelo gigante russo.

Duelo entre brasileiras

Também no card principal, Jéssica ‘Bate-Estaca’ e Mackenzie Dern fazem um confronto verde-amarelo que marca a diferença entre suas carreiras. Ex-campeã dos pesos-palhas, Jéssica cravou 52.6 kg para fazer sua quinta apresentação na temporada. No entanto, a atleta atravessa o seu pior momento no MMA, com três derrotas seguidas.

Por sua vez, Mackenzie, embalada pelo triunfo contra Angela Hill, luta por uma chance de voltar ao top 5 da categoria e, assim, medir forças contra os principais nomes dos pesos-palhas, em busca de uma chance de disputar o título, a atleta bateu 52,4 kg na balança.

Esquadrão brasileiro

Outros três representantes do Brasil marcam presença no card do UFC 295. Tabatha Ricci registrou a marca de 52.3 kg antes de medir forças com a mexicana Lupita Godinez, que cravou cerca de 200 gramas a menos na balança.

Por fim, os amigos Diego Lopes e Alessandro Costa se pesaram, respectivamente, com 65.9 kg e 56.9 kg, para seus duelos contra Pat Sabatini e Steve Erceg que, curiosamente, se pesaram com cerca de 150 gramas a mais do que cada um dos atletas brasileiros.

Confira os pesos dos atletas do UFC 295:

Jiri Prochazka (92.6 kg) vs (92.5 kg) Alex Poatan
Sergei Pavlovich (117,8 kg) vs (118.6 kg) Tom Aspinall
Mackenzie Dern (52,4 kg) vs (52.6 kg) Jéssica Bate-Estaca
Matt Frevola (70.5 kg) vs (70.7 kg) Benoît Saint-Denis
Diego Lopes (65.9 kg) vs (66.1 kg) Pat Sabatini
Steve Erceg (57 kg) vs (56.9 kg) Alessandro Costa
Tabatha Ricci (52.3 kg) vs (52.1 kg) Lupita Godinez
Mateusz Rębecki (70.7 kg) vs. (71,6 kg) Roosevelt Roberts***
Nazim Sadykhov (70.5 kg) vs (70.2 kg) Viacheslav Borshchev
Jared Gordon (70.5 kg) vs (70.5 kg) Mark Madsen
John Castañeda (62,4 kg) vs (62.5 kg) Kang Kyung-ho*
Joshua Van (57 kg) vs (57 kg) Kevin Borjas
Dennis Buzukja (66 kg) vs (66,6 kg) Jamall Emmers**

* luta a ser realizada no peso-casado
** Jamall Emmers excedeu o limite dos penas em 400 gramas
*** Roosevelt Roberts excedeu o limite dos leves em 900 gramas

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Pesagem