Realizada nesta sexta-feira (11), em Houston (EUA), a pesagem oficial do UFC 271 foi bastante movimentada. Presentes na já tradicional primeira leva de atletas que sobem na balança logo nos primeiros minutos da abertura do evento, Israel Adesanya e Robert Whittaker confirmaram, sem sustos, a disputa pelo título peso-médio (84 kg) na luta principal do show deste sábado. A cerimônia, no entanto, proporcionou o cancelamento de uma das pelejas previamente agendadas e a mudança de categoria de outra.
Primeiro a subir na balança, Robert Whittaker não teve problemas para cravar 83,4 kg e cumprir com sua última obrigação antes de tentar recuperar o cinturão dos médios diante do seu último algoz. Por sua vez, o campeão Israel Adesanya foi o quinto a se apresentar no palco da pesagem e, assim como o desafiante, passou tranquilo pelo teste, batendo o mesmo peso do rival.
Apesar do ritmo rápido, com 24 lutadores subindo na balança antes da primeira meia hora da pesagem, o UFC teve que lidar com um contratempo logo no início do evento. Ex-desafiante ao cinturão peso-mosca (57 kg) da organização, Alex Perez – visivelmente debilitado pelo corte de peso – cravou 58 kg na balança, cerca de 900 gramas acima do limite permitido pela categoria.
Mesmo com duas horas para tentar cortar o excesso de peso, o lutador americano não voltou à balança, indicando que não tinha mais condições de continuar o processo de perda. Já nos momentos finais da pesagem, o Ultimate informou que o duelo entre Alex Perez e Matt Schnell havia sido retirado do card do UFC 271. Curiosamente, esta foi a quinta vez que o combate entre os pesos-moscas precisou ser cancelado.
Outra falha na balança chamou ainda mais a atenção de quem acompanhava a pesagem do UFC 271 nesta sexta-feira. O meio-pesado (93 kg) William Knight ficou mais de 5 kg acima do limite de peso exigido pela categoria e colocou seu confronto contra Maxim Grishin sob risco.
Porém, apesar da significativa falha na balança, o combate entre Knight e Grishin foi confirmado pela Comissão Atlética do Texas e pelo UFC, com uma ligeira alteração. Agora, a peleja será disputada sob a bandeira da divisão dos pesos-pesados. Por conta do transtorno causado, o americano será multado em 40% de sua bolsa, que serão entregues ao russo como recompensa por ter aceitado prosseguir com a realização do combate.
Confira os resultados da pesagem oficial do UFC 271:
Israel Adesanya (83,4 kg) vs Robert Whittaker (83,4 kg)
Derrick Lewis (120,6 kg) vs Tai Tuivasa (120,2 kg)
Jared Cannonier (83,9 kg) vs Derek Brunson (84,1 kg)
Kyler Phillips (61,7 kg) vs Marcelo Rojo (61,7 kg)
Bobby Green (70,5 kg) vs Nasrat Haqparast (70,7 kg)
Andrei Arlovski (111,6 kg) vs Jared Vanderaa (120,2 kg)
Roxanne Modafferi (57,1 kg) vs Casey O’Neill (56,9 kg)
Alex Perez (58 kg) vs Matt Schnell (57,1 kg)*
William Knight (98,9 kg) vs Maxim Grishin (93,4 kg)**
Leomana Martinez (61,7 kg) vs Ronnie Lawrence (61,7 kg)
Alexander Hernandez (70,7 kg) vs Renato Moicano (70,7 kg)
Carlos Ulberg (92,5 kg) vs Fabio Cherant (93,4 kg)
A.J. Dobson (83,9 kg) vs Jacob Malkoun (84,3 kg)
Douglas Silva de Andrade (61,7 kg)vs Sergey Morozov (61,2 kg)
Jeremiah Wells (77,3 kg) vs Mike Mathetha (77,1 kg)
* luta cancelada
** luta transferida para o peso-pesado