Siga-nos
Rigel Salazar/PxImages

Notícias

Zabit Magomedsharipov quebra o silêncio e revela motivo que o levou a se aposentar

O MMA perdeu um de seus grandes talentos. Na última quarta-feira (15), Zabit Magomedsharipov, que já estava sem atuar desde 2019, confirmou o que parte dos fãs temia e anunciou sua aposentadoria do esporte. Como ficou incomunicável no período, o agora ex-lutador quebrou o silêncio e explicou o que o levou a tomar a importante decisão de colocar um ponto final em sua carreira.

Por meio de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), Zabit revelou que sofreu mais fora do MMA do que propriamente com seus adversários nos combates. O russo lidava com constantes problemas de saúde e, assim, ficou impedido de atuar com 100% de sua capacidade. Mas, mesmo com tais limitações, Magomedsharipov, rapidamente, se tornou uma das sensações do UFC por conta de seu estilo de luta criativo e técnico e de sua qualidade na trocação e no grappling.

Não à toa, parte da comunidade do MMA classificou Zabit como futuro campeão do peso-pena (66 kg) do UFC. Em seu texto de despedida, o russo mostrou ter plena consciência do que uma parcela dos fãs esperava a seu respeito e pediu desculpa por não ter correspondido a tal expectativa. Agora, a imprensa especializada especula que o ex-lutador pode seguir nos esportes de combate, mas no campo da medicina.

“Eu sei que muitos de vocês estavam esperando meu retorno, não teve um único dia que alguém não perguntou quando seria minha próxima luta, mas decidi encerrar minha carreira esportiva profissional. Distúrbios em lutas e depois problemas de saúde, tudo isso não me permitiu atuar/lutar mais cedo. Me recuperei agora, mas não me sinto como antes. Obrigado a todos que me apoiaram por tanto tempo. Não tive tempo de me tornar campeão, mas acho que, mesmo sem isso, espero ter conseguido agradar/entreter você. Deixo de ser um atleta ativo, mas não saio do esporte. Eu tenho algo e com quem compartilhar meu conhecimento. Então, não diga adeus, amigos!”, escreveu o russo em sua conta oficial no ‘Instagram’.

Zabit Magomedsharipov, de 31 anos, se aposentou do MMA sem atingir seu potencial máximo. O russo iniciou sua carreira no esporte em 2012 e colocou um ponto final nela dez anos depois. O profissional estreou no UFC em 2017, disputou seis lutas pela companhia e venceu todas. Seus triunfos mais importantes na modalidade foram sobre Calvin Kattar e Jeremy Stephens e sua principal realização foi a conquista do título do peso-pena do ACB.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Notícias