Siga-nos
Com passagem marcante pelo UFC, Ronda Rousey é uma das principais estrelas da WWE atualmente - Reprodução/YouTube

Notícias

WWE se desculpa por usar imagem de campo de concentração nazista para promover duelo

Maior liga de telecatch do mundo, a WWE se envolveu em uma polêmica e tanto na última semana. Durante a promoção de um dos principais duelos do ‘WrestleMania’, entre Rey Mysterio e Dominik Mysterio, a organização exibiu uma imagem do campo de Auschwitz – maior campo de extermínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A atitude foi prontamente condenada por fãs da modalidade e órgãos institucionais.

Durante o vídeo (veja abaixo ou clique aqui), a intenção era construir uma aura ‘perigosa’ atrelada a um dos competidores, que disse: “Vocês acham que isso é brincadeira para mim, eu fiquei preso por muito tempo e sobrevivi”. Logo após a fala de Dominik Mysterio, a liga de telecatch exibiu, ao invés de uma prisão convencional, um frame do campo de concentração de Auschwitz.

“Não tínhamos conhecimento do que foi retratado. Assim que soubemos, foi removido imediatamente”, declarou o porta-voz da WWE, em comunicado ao site ‘The Washington Post’.

Posicionamento do Memorial

Fundado no sul da Polônia pela Alemanha Nazista, o campo de Auschwitz foi o maior local de extermínio e fez mais de 1 milhão de vítimas durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, a localidade funciona como uma espécie de museu memorial, e recebe visita de milhares de pessoas anualmente, com o princípio primário de alertar e conscientizar sobre as barbáries realizadas na década de 40. Através de suas redes sociais, a empresa lamentou o ocorrido.

“O fato de que uma imagem de Auschwitz foi usada para promover uma luta da WWE é difícil de chamar de um ‘erro de edição’. Explorar o local que se tornou símbolo de uma enorme tragédia humana é vergonhoso e insulta a memória de todas as vítimas de Auschwitz”, destacou a conta oficial do Memorial.

Após a repercussão negativa e denúncias, a WWE trocou a imagem do campo de concentração nazista por frames genéricos de grades e arames enfarpados em eventuais reprises do vídeo promocional em questão.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias