Siga-nos

Notícias

Volta por cima! Rafaela Silva conquista bicampeonato mundial de judô

Rafaela Silva é bicampeã mundial de judô! Neste sábado (8), a brasileira conquistou a medalha de ouro na categoria até 57 kg do torneio, realizado em Taskhent, no Uzbequistão. Com o resultado, a judoca se recoloca no topo da modalidade após nove anos da última conquista.

A façanha é o resultado de maior expressão de Rafaela após ter voltado de suspensão. Em 2019, a brasileira recebeu um gancho de dois anos por doping e, além de interromper sua carreira, deixou de participar de grandes campeonatos, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

De volta à ativa, a judoca brasileira prova novamente que se mantém na elite do esporte. A primeira medalha de ouro em mundiais veio em 2013, no Rio de Janeiro. Desta vez, quase uma década depois, longe de casa, Rafaela se recolocou no posto de campeã ao derrotar a japonesa Haruka Funakubo na grande final.

Durante o confronto, a brasileira chegou a ser imobilizada pela rival, mas conseguiu se desvencilhar antes que Haruka pontuasse. Após o susto, Rafaela conseguiu aplicar um belo ‘waza-ari’ para abrir vantagem na pontuação e garantir o ouro para o Brasil. Antes de chegar na decisão, a judoca derrotou Nilufar Ermaganbetova, Ivelina Ilieva, Daria Bilodid e Timma Nelson-Levy – todas por ippon.

Esta foi a terceira medalha de Rafaela em mundiais. Além dos dois ouros, em 2013 e 2022, a brasileira faturou a prata em 2011. Além das conquistas no torneio, a judoca também se notabilizou após se tornar campeã olímpica, em 2016, no Rio de Janeiro.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CBJ (@judocbj)

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Notícias