Categorias: Notícias

Vicente Luque resiste a castigo, mas é derrotado por Stephen Thompson no UFC 244

Stephen Thompson qiuase nocauteou Vicente em duas ocasiões – Jason Silva/ PXImages

Último brasileiro a se apresentar no card do UFC 244, evento realizado na cidade de Nova York (EUA), Vicente Luque e Stephen Thompon fizeram um combate de tirar o fôlego dos presentes no ginásio Madison Square Garden. Disputados apenas em pé, os três rounds foram ditados pela precisão nos golpes do americano e pela valentina e volume de ataques do nosso representante. Infelizmente, ele foi superado, assim como os demais atletas representantes da bandeira verde e amarela na noite deste sábado (2).

Com o resultado, Luque viu sua sequência de seis triunfos ser interrompida, enquanto que o ‘Wonderboy’ voltou a vencer após sofrer duas derrotas seguidas na carreira. Desta forma, o americano volta ao bolo dos atletas próximos de uma disputa de cinturão, enquanto que seu oponente deu alguns passos para trás no ranking dos meio-médios (77 kg).

A luta

O primeiro round foi marcado tanto pela valentia dos lutadores, que não se furtaram de travar uma disputa franca, quanto pelo elevado nível técnico do combate. Disputado integralmente em pé, o assalto contou com bons momentos para ambos, embora o papel de agressor e dono do centro do octógono tenha sido desempenhado pelo brasileiro, o que favoreceu os famosos contra golpes do americano.

Preciso com os ataques retos e com os chutes circulares, Thompson puniu mais e levou ligeira vantagem no assalto inicial. E esse cenário melhorou mais ainda na etapa seguinte, quando o ritmo do brasileiro diminuiu e o carateca pôde calibrar melhor sua vantagem de envergadura. Com um knockdown, o americano abriu caminho para pressionar o oponente na grade, de onde não conseguiu definir devido aos fortes cruzados de contra golpe do brasileiro.

No terceiro e último round, Stephen aproveitou o cansaço de Luque para atacar em linha reta e da longa distância, de onde voltou a anotar um knockdown. Abatido, Luque sofreu com os chutes na cabeça e foi pressionado nas grades em algumas ocasiões, justamente posição em que, devido aos contra ataques com cruzados, anotou seus melhores momentos – que em nenhum momento abalaram a vantagem do rival, que venceu por decisão unânime.

Monotonia e vaias

Co-main event da noite, Kelvin Gastelum vs. Darren Till foi a grande decepção do card em Nova York. Número quatro do ranking oficial dos pesos-médios (84 kg), o americano não demonstrou a esperada explosão muscular para encurtar a distância diante do mais alto rival britânico, que fazia sua estreia na categoria e que por sua vez parecia não encontrar o tempo ideal de seus ataques. Desta forma, rounds monótonos arrancaram vaias da plateia ao longo dos 15 minutos disputados.

Alguns poucos detalhes explicam a vitória por decisão dividida a favor de Till, que começou pior ao ceder o centro do octógono para o oponente, mas que conectou alguns contragolpes que cortaram o rosto de Kelvin. Além disso, repetidos chutes na perna direita fizeram o americano mancar, o que facilitou o britânico a anotar duas quedas na etapa final e selar o resultado oficial (sempre sob vaias da plateia).

Anotaram a placa?

O card principal do UFC 244 começou de forma brutal. Depois de duas derrotas seguidas, incluindo em sua estreia na divisão dos meio-médios (77 kg), Kevin Lee retornou aos pesos-leves (70 kg) para medir forças contra o invicto, e favorito, Gregor Gillespie. No entanto, toda a expectativa criada em cima do famoso wrestler foram frustradas.

Depois de pouco mais de dois minutos de ação e troca de golpes em pé – equilibrada, mas com ligeira vantagem para Gillespie -, Lee conectou bela combinação simples de direto com chute alto. Este último ataque, que acertou em cheio o rosto do oponente, o levou ao solo desacordado.

Belo triunfo do ex-desafiante ao cinturão dos leves, que prometeu refazer sua carreira na divisão e voltar a disputar o posto de melhor atleta do mundo.

Acompanhe os resultados do UFC 244:

Darren Till venceu Kelvin Gastelum por decisão dividida;
Stephen Thompson venceu Vicente Luque  por decisão unânime;
Derrick Lewis venceu Blagoy Ivanov por decisão dividida.
Kevin Lee nocauteou Gregor Gillespie no 1º round;
Corey Anderson nocauteou Johnny Walker no 1º round;
Shane Burgos nocauteou Makwan Amirkhani no 3º round;
Edmen Shahbazyan nocauteou Brad Tavares no 1º round;
Jairzinho Rozenstruik nocauteou Andrei Arlovski no 1º round;
Katlyn Chookagian venceu Jennifer Maia por decisão unânime;
Lyman Good nocauteou Chance Rencountre no 3º round;
Hakeem Dawodu venceu Julio Arce por decisão dividida.

Matérias Recentes

Presidente do UFC, Dana White participa da ‘Fritada’ de Tom Brady; entenda

Um dia depois da realização do UFC Rio, que não contou com sua presença, Dana…

06/05/2024

José Aldo admite torcer por furada de fila nos galos para lutar pelo cinturão

Em 2022, José Aldo anunciou sua aposentadoria do MMA, mas tratou de retornar ao esporte…

06/05/2024

Caio Borralho planeja pausa para recuperar lesão e mira retorno ao UFC na Esfera

Atual 14º colocado no ranking dos médios (84 kg), Caio Borralho conquistou mais uma vitória…

06/05/2024

Pantoja faz mistério sobre próximo desafiante ao título e mira superluta com O’Malley

No último sábado (4), no Rio de Janeiro, Alexandre Pantoja fez a alegria dos fãs…

06/05/2024

Maldição? Borrachinha ostenta marca preocupante para Makhachev antes do UFC 302

Passado o UFC Rio, realizado no último sábado (4), na 'Cidade Maravilhosa', boa parte da…

06/05/2024

Ex-campeão do UFC minimiza vitória de Pantoja: “Não achei o melhor lutador”

Ex-campeão do peso-mosca (57 kg) do UFC, Demetrious Johnson não ficou impressionado com o desempenho…

06/05/2024