Notícias

Veterano do UFC, Stefan Struve anuncia aposentadoria do MMA

Após mais de 15 anos de carreira, grande parte deles dedicados ao UFC, o gigante holandês Stefan Struve decidiu pendurar as luvas definitivamente. Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), o peso-pesado, que completa 33 anos no próximo dia 18 de fevereiro, anunciou sua aposentadoria do MMA, motivada, de acordo com ele, por problemas de saúde.

A decisão chega poucos dias após o UFC oferecer um combate para o peso-pesado, que se viu obrigado a recusar justamente por sua condição médica. Em um longo texto de despedida, Struve explicou que não seria mais capaz de competir em alto nível por conta do problema de saúde mais recente e aproveitou para agradecer ao apoio dos companheiros, treinadores e fãs durante sua jornada no esporte.

“E aí, pessoal. Espero que todos vocês estejam bem nesses tempos malucos. Eu queria fazer um anúncio antes que a notícia saísse de forma diferente. Eu fui contatado pelo UFC na semana passada para uma luta. No entanto, eu decidi que é hora de me aposentar. Fui capaz de tirar um tempo para mim nos últimos meses para pensar sobre isso, então dessa vez realmente é para valer.

Eu estou com um problema no ouvido interno com o qual tenho batalhado desde maio do ano passado. Eu peguei uma infecção viral que danificou meu sistema vestibular e o nervo da audição na orelha direita. Depois de novos testes recentes, nós descobrimos que o sistema vestibular não está funcionando direito, a primeira conclusão em maio foi que seria BPPV (Vertigem posicional paroxística benigna). Por causa disso, eu tenho sofrido com sérios problemas de vertigem e também perda de audição e zumbido, um barulho de zumbido na minha orelha.

Depois que eu peguei isso em maio, as coisas melhoraram bastante, depois de um par de semanas difíceis. Eu estava bem, ainda que estivesse com vertigem e outros problemas menores, mas minha ideia era, especialmente com os médicos me dizendo que os problemas sumiriam depois de um tempo, apenas continuar e ignorar isso até que realmente tivesse ido embora completamente. Infelizmente, durante a minha mais recente luta, alguns dos problemas voltaram após ser atingido na orelha direita. Foi um soco que não deveria ser um problema normalmente.

Depois dessa luta eu estava tendo mais problemas novamente e os médicos marcaram novos testes. Esses, infelizmente para mim, demoraram muito tempo para acontecer por causa do lockdown aqui na Holanda. Depois desses testes, eu fui comunicado que o dano na orelha e os problemas no sistema vestibular causados pela infecção viral com os quais eu estou lidando são provavelmente permanentes. Eu não tenho problemas quando estou fazendo minhas coisas no dia a dia, ou quando treino em um nível normal para ficar saudável e em forma.

A extrema intensidade que eu coloco meu corpo durante um camp de treinamento para me preparar para as lutas eu não posso fazer mais. Nesta conjuntura, eu percebi que é hora de pendurar as luvas definitivamente e colocar minha saúde e família em primeiro lugar. Eu tive uma longa carreira e lutei contra múltiplas lesões, incluindo um maxilar quebrado e uma condição no meu coração. Forçar e treinar duro sem escutar o meu corpo seria pedir por problemas reais na minha opinião”, escreveu Struve.

No MMA profissional desde 2005, Stefan Struve deixa o esporte com um cartel de 29 vitórias, sendo 18 por finalização, e 13 derrotas. O gigante holandês, de 2.13 m, já havia se aposentado anteriormente, em 2019, após ser derrotado pelo brasileiro Marcos ‘Pezão’, mas voltou atrás e fez mais duas lutas, até pendurar as luvas novamente.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025