Siga-nos
Rigel Salazar/PxImages

Notícias

Veterano do UFC, Stefan Struve anuncia aposentadoria do MMA

Após mais de 15 anos de carreira, grande parte deles dedicados ao UFC, o gigante holandês Stefan Struve decidiu pendurar as luvas definitivamente. Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), o peso-pesado, que completa 33 anos no próximo dia 18 de fevereiro, anunciou sua aposentadoria do MMA, motivada, de acordo com ele, por problemas de saúde.

A decisão chega poucos dias após o UFC oferecer um combate para o peso-pesado, que se viu obrigado a recusar justamente por sua condição médica. Em um longo texto de despedida, Struve explicou que não seria mais capaz de competir em alto nível por conta do problema de saúde mais recente e aproveitou para agradecer ao apoio dos companheiros, treinadores e fãs durante sua jornada no esporte.

“E aí, pessoal. Espero que todos vocês estejam bem nesses tempos malucos. Eu queria fazer um anúncio antes que a notícia saísse de forma diferente. Eu fui contatado pelo UFC na semana passada para uma luta. No entanto, eu decidi que é hora de me aposentar. Fui capaz de tirar um tempo para mim nos últimos meses para pensar sobre isso, então dessa vez realmente é para valer.

Eu estou com um problema no ouvido interno com o qual tenho batalhado desde maio do ano passado. Eu peguei uma infecção viral que danificou meu sistema vestibular e o nervo da audição na orelha direita. Depois de novos testes recentes, nós descobrimos que o sistema vestibular não está funcionando direito, a primeira conclusão em maio foi que seria BPPV (Vertigem posicional paroxística benigna). Por causa disso, eu tenho sofrido com sérios problemas de vertigem e também perda de audição e zumbido, um barulho de zumbido na minha orelha.

Depois que eu peguei isso em maio, as coisas melhoraram bastante, depois de um par de semanas difíceis. Eu estava bem, ainda que estivesse com vertigem e outros problemas menores, mas minha ideia era, especialmente com os médicos me dizendo que os problemas sumiriam depois de um tempo, apenas continuar e ignorar isso até que realmente tivesse ido embora completamente. Infelizmente, durante a minha mais recente luta, alguns dos problemas voltaram após ser atingido na orelha direita. Foi um soco que não deveria ser um problema normalmente.

Depois dessa luta eu estava tendo mais problemas novamente e os médicos marcaram novos testes. Esses, infelizmente para mim, demoraram muito tempo para acontecer por causa do lockdown aqui na Holanda. Depois desses testes, eu fui comunicado que o dano na orelha e os problemas no sistema vestibular causados pela infecção viral com os quais eu estou lidando são provavelmente permanentes. Eu não tenho problemas quando estou fazendo minhas coisas no dia a dia, ou quando treino em um nível normal para ficar saudável e em forma.

A extrema intensidade que eu coloco meu corpo durante um camp de treinamento para me preparar para as lutas eu não posso fazer mais. Nesta conjuntura, eu percebi que é hora de pendurar as luvas definitivamente e colocar minha saúde e família em primeiro lugar. Eu tive uma longa carreira e lutei contra múltiplas lesões, incluindo um maxilar quebrado e uma condição no meu coração. Forçar e treinar duro sem escutar o meu corpo seria pedir por problemas reais na minha opinião”, escreveu Struve.

No MMA profissional desde 2005, Stefan Struve deixa o esporte com um cartel de 29 vitórias, sendo 18 por finalização, e 13 derrotas. O gigante holandês, de 2.13 m, já havia se aposentado anteriormente, em 2019, após ser derrotado pelo brasileiro Marcos ‘Pezão’, mas voltou atrás e fez mais duas lutas, até pendurar as luvas novamente.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias