Não restam mais dúvidas que Jon Jones e Thiago ‘Marreta’ vão disputar o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. Nesta sexta-feira (5), véspera do evento de número 239 da organização, os dois bateram o peso da categoria e confirmaram a realização do duelo, que encabeçará o show na ‘T-Mobile Arena’, em Las Vegas (EUA). Com um pouco mais de emoção, Amanda Nunes e Holly Holm também garantiram a realização do combate coprincipal, válido pelo cinturão do peso-galo (61 kg) feminino, que tem a brasileira como campeã.
‘Marreta’, inclusive, esteve na primeira leva dos que subiram à balança. A fila foi puxada pelo meio-médio (77 kg) Diego Sanchez, que praticamente não precisa perder peso para oficializar suas lutas — e, não à toa, ficou abaixo do limite da divisão, com 76,6 kg.
Em seguida, vieram a peso-galo Pannie Kianzad, que abre o card contra Julia Avila, o estreante Nohelin Hernandez, que enfrentará Marlon Vera, e o peso-pena (66 kg) Arnold Allen. O brasileiro foi o oitavo a chegar à área repleta de repórteres e fotógrafos, posando com seu habitual gesto de fazer o ‘número 1’ com a mão.
Mais tarde, Amanda Nunes deixou o ambiente um pouco tenso: a brasileira precisou do arco — equivalente feminino à toalha dos homens — para conseguir alcançar a marca de sua categoria, o peso-galo (61 kg). Acompanhada de sua noiva, a peso-palha (52 kg) Nina Ansaroff, Amanda chegou ofegante, aguardou os comissionários de Las Vegas bloquearem a visão da imprensa e tirou a parte de baixo da roupa para subir à balança. Com o sucesso da empreitada, foi aplaudida por integrantes de sua equipe que foram prestigiá-la no Hotel Casino New York-New York, em Las Vegas.
Amanda é campeã do peso-galo e do peso-pena (66 kg) – Diego Ribas
Sua desafiante, Holly Holm, deixou para bater o peso no final — um indício de que precisou de todo o tempo disponível para alcançar 61,2 kg, limite oficial para disputas de título nos galos. E, no fim das contas, acabou registrando bem menos do que o recomendado: provavelmente por um erro de calibragem na balança de referência que a americana usou para acompanhar sua desidratação, ela acabou batendo 60,5 kg. A perda excessiva de peso ficou nítida no rosto e nos braços da ex-campeã de boxe, que estava bastante desgastada, apesar dos sorrisos para os fotógrafos.
A brasileira Cláudia Gadelha e sua adversária, Randa Markos, pesaram-se em momentos opostos da janela de duas horas. Enquanto a canadense apareceu bastante abatida na primeira parte da sessão, Gadelha, que é residente na cidade do evento, foi a última a subir à balança.
Confira o resultado completo da pesagem do UFC 239:
Card principal
Meio-pesado (93 kg) | Jon Jones (93 kg) vs. Thiago ‘Marreta’ (92,7 kg)
Galo feminino (61 kg) | Amanda Nunes (61,2 kg) vs. Holly Holm (60,5 kg)
Meio-médio (77 kg) | Jorge Masvidal (77,3 kg) vs. Ben Askren (77,5 kg)
Meio-pesado (93 kg) | Luke Rockhold (92,7 kg) vs. Jan Błachowicz (93,2 kg)
Meio-médio (77 kg) | Diego Sanchez (76,6 kg) vs. Michael Chiesa (77,3 kg)
Card preliminar
Pena (66 kg) | Gilbert Melendez (66 kg) vs. Arnold Allen (66 kg)
Galo (61 kg) | Marlon Vera (61,7 kg) vs. Nohelin Hernandez (61,7 kg)
Palha feminino (52 kg) | Claudia Gadelha (52,1 kg) vs. Randa Markos (52,6 kg)
Galo (61 kg) | Alejandro Pérez (61,5 kg) vs. Yadong Song (61,5 kg)
Médio (84 kg) | Edmen Shahbazyan (84 kg) vs. Jack Marshman (84 kg)
Meio-médio (77 kg) | Ismail Naurdiev (77,3 kg) vs. Chance Rencountre (77,3 kg)
Galo feminino (61 kg) | Julia Avila (61,2 kg) vs. Pannie Kianzad (61,2 kg)