Notícias

Usman e Adesanya cobram posicionamento de presidente da Nigéria sobre violência no país

A Nigéria está passando por uma onda de protestos contra a violência policial e contra seus governantes. No entanto, apesar de pacíficos, os protestos estão sendo reprimidos de forma violenta, com disparo de tiros. A situação, que foi condenada por autoridades internacionais, como a ONU e a União Europeia, também sofreu críticas de lutadores do UFC. Berço de dois campeões do Ultimate – Kamaru Usman, nos meio-médios (77 kg), e Israel Adesanya, no peso-médio (84 kg) – o país ganhou apoio de ambos através de suas redes sociais.

Desde o início de outubro, a população da Nigéria realiza protestos quase diariamente denunciando corrupção, extorsão e agressões realizados pela força policial do país. Na última terça-feira (20), a polícia da cidade de Lagos (NIG) usou armas letais para dispersar um movimento pacífico e, apesar das autoridades locais confirmarem apenas uma morte, a Anistia Internacional diz que houve ao menos sete mortos e dezenas de pessoas feridas.

Por meio de sua conta no ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui e aqui), Kamaru Usman publicou dois vídeos, onde ele aparece indignado com a situação de seu país natal. O atleta ainda chamou a atenção para o silêncio de Muhammadu Buhari, presidente da Nigéria e cobrou um posicionamento do líder. Em um pronunciamento televisionado na manhã desta quarta-feira, o presidente pediu “calma” aos manifestantes, mas não mencionou os disparos do dia anterior.

“É difícil para mim entender o que está acontecendo no meu próprio país e como as coisas chegaram na situação em que chegaram. Isso é uma coisa que está há muito tempo acontecendo. No tempo do meu pai, da geração dele e gerações e gerações depois. Mas com os desdobramentos recentes, me parte o coração assistir toda essa destruição e caos que está acontecendo. Onde está você, presidente? Como demorou três, quatro dias, até você perceber? Como isso está acontecendo há tanto tempo e você não pôde sair e abrir os braços e falar com as suas crianças? Falar com seu país? Fale com a gente. Não é: “Meus caros cidadãos, meus caros nigerianos”. Não é isso, nós somos todos seus filhos, senhor Buhari. Como você não pode sair e falar isso para a gente? Você foi eleito presidente para nos liderar e você falhou. Vocês têm falhado durante muito tempo, e é por isso que chegou a esse ponto. Agora é hora de acordar, se levantar e mudar”, disse o lutador em seu vídeo, antes de continuar.

“Eu não estou aí fisicamente, não posso estar. Meu coração está aí. Mas o que eu estou vendo, todas as mortes e destruições que estão acontecendo…. Você poderia ser o cara que daria um fim à essa situação, mas por algum motivo, o silêncio foi longo por muito tempo. Buhari, você precisa se impor. O governo precisa se impor e mudar. Eles precisam mudar para nós sermos a nação mais poderosa do mundo. Para nós, estar nessa situação, é devastador. Minha família de lá, cada nigeriano, meu coração dói por cada um de vocês. Meu coração está com vocês, nós vamos passar por isso, eu estou orando. Paz e amor, eu estou olhando de perto tudo que está acontecendo. Qualquer coisa que eu possa fazer, eu vou fazer. Nós temos que mudar e ser melhores, agora mesmo. Paz”, finalizou.

Israel Adesanya também se solidarizou com o momento atual da Nigéria por meio de sua conta no ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui). O campeão dos pesos-médios do Ultimate respondeu à mensagem de seu compatriota com os dizeres: “Eles realmente não se importam com a gente”. Além dos lutadores do UFC, outras celebridades como Beyoncé e Rihanna também utilizaram suas redes sociais para demonstrar solidariedade à situação que ocorre no país.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024