Notícias

Usman e Adesanya cobram posicionamento de presidente da Nigéria sobre violência no país

A Nigéria está passando por uma onda de protestos contra a violência policial e contra seus governantes. No entanto, apesar de pacíficos, os protestos estão sendo reprimidos de forma violenta, com disparo de tiros. A situação, que foi condenada por autoridades internacionais, como a ONU e a União Europeia, também sofreu críticas de lutadores do UFC. Berço de dois campeões do Ultimate – Kamaru Usman, nos meio-médios (77 kg), e Israel Adesanya, no peso-médio (84 kg) – o país ganhou apoio de ambos através de suas redes sociais.

Desde o início de outubro, a população da Nigéria realiza protestos quase diariamente denunciando corrupção, extorsão e agressões realizados pela força policial do país. Na última terça-feira (20), a polícia da cidade de Lagos (NIG) usou armas letais para dispersar um movimento pacífico e, apesar das autoridades locais confirmarem apenas uma morte, a Anistia Internacional diz que houve ao menos sete mortos e dezenas de pessoas feridas.

Por meio de sua conta no ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui e aqui), Kamaru Usman publicou dois vídeos, onde ele aparece indignado com a situação de seu país natal. O atleta ainda chamou a atenção para o silêncio de Muhammadu Buhari, presidente da Nigéria e cobrou um posicionamento do líder. Em um pronunciamento televisionado na manhã desta quarta-feira, o presidente pediu “calma” aos manifestantes, mas não mencionou os disparos do dia anterior.

“É difícil para mim entender o que está acontecendo no meu próprio país e como as coisas chegaram na situação em que chegaram. Isso é uma coisa que está há muito tempo acontecendo. No tempo do meu pai, da geração dele e gerações e gerações depois. Mas com os desdobramentos recentes, me parte o coração assistir toda essa destruição e caos que está acontecendo. Onde está você, presidente? Como demorou três, quatro dias, até você perceber? Como isso está acontecendo há tanto tempo e você não pôde sair e abrir os braços e falar com as suas crianças? Falar com seu país? Fale com a gente. Não é: “Meus caros cidadãos, meus caros nigerianos”. Não é isso, nós somos todos seus filhos, senhor Buhari. Como você não pode sair e falar isso para a gente? Você foi eleito presidente para nos liderar e você falhou. Vocês têm falhado durante muito tempo, e é por isso que chegou a esse ponto. Agora é hora de acordar, se levantar e mudar”, disse o lutador em seu vídeo, antes de continuar.

“Eu não estou aí fisicamente, não posso estar. Meu coração está aí. Mas o que eu estou vendo, todas as mortes e destruições que estão acontecendo…. Você poderia ser o cara que daria um fim à essa situação, mas por algum motivo, o silêncio foi longo por muito tempo. Buhari, você precisa se impor. O governo precisa se impor e mudar. Eles precisam mudar para nós sermos a nação mais poderosa do mundo. Para nós, estar nessa situação, é devastador. Minha família de lá, cada nigeriano, meu coração dói por cada um de vocês. Meu coração está com vocês, nós vamos passar por isso, eu estou orando. Paz e amor, eu estou olhando de perto tudo que está acontecendo. Qualquer coisa que eu possa fazer, eu vou fazer. Nós temos que mudar e ser melhores, agora mesmo. Paz”, finalizou.

Israel Adesanya também se solidarizou com o momento atual da Nigéria por meio de sua conta no ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui). O campeão dos pesos-médios do Ultimate respondeu à mensagem de seu compatriota com os dizeres: “Eles realmente não se importam com a gente”. Além dos lutadores do UFC, outras celebridades como Beyoncé e Rihanna também utilizaram suas redes sociais para demonstrar solidariedade à situação que ocorre no país.

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026