Siga-nos

Notícias

Usman aconselha ex-campeão a adotar postura de ‘Durinho’ para se aproximar de title shot

Tyron Woodley foi derrotado por Kamaru Usman no UFC 235 – Rigel Salazar

Afastado dos octógonos do UFC desde março de 2019 – quando perdeu o cinturão peso-meio-médio (77 kg) ao ser superado por Kamaru Usman -, Tyron Woodley viu a categoria se movimentar sem sua presença. Colby Covington teve a primeira chance de destronar o novo campeão em dezembro do ano passado, enquanto Jorge Masvidal se posicionava como o próximo desafiante após completar uma temporada brilhante. O longo hiato, prejudicado ainda mais pela pandemia do novo coronavírus, colocou o americano em uma espécie de limbo, onde ele não está perto de um title shot, mas também não parece disposto a enfrentar lutadores em ascensão na divisão.

Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Kamaru Usman aconselhou o americano a modificar sua abordagem em relação a futuras lutas caso queira receber uma chance de recuperar o cinturão da categoria. O campeão citou a postura destemida do brasileiro Gilbert ‘Durinho’, seu companheiro de equipe na ‘Hard Knocks 365’, como um exemplo que deveria ser seguido por Woodley.

Desde que subiu para os meio-médios, ‘Durinho’ soma três triunfos consecutivos, além de ter se notabilizado por estar sempre preparado e disponível para entrar em ação, como no caso de seus combates contra Alexey Kunchenko e Gunnar Nelson, quando foi escalado pela organização em cima da hora. Embalado pelos resultados positivos e pela atitude, o faixa-preta ascendeu à sexta posição no ranking da categoria após nocautear o compatriota Demian Maia, no último UFC Brasília, realizado no dia 14 de março.

“Toda essa situação meio que abafou as coisas, mas eu sinto que Tyron está se segurando por Deus sabe o que. Porque você não está ficando mais jovem. Você é um cara talentoso, você tem muitas habilidades. O único jeito para você retornar ao título é apenas lutar. Não importa contra quem você lute. Diga sim para todo mundo. Vá lá e lute, e eu sei que ele não está dizendo sim para todo mundo. Diga sim para qualquer um que eles jogarem na sua frente e nocauteie caras suficientes, e adivinha só? Eles não tem escolha, mas te dar um title shot. Toda essa coisa de escolher a dedo quem você quer, isso não está funcionando para você. A única coisa que você está gastando é tempo”, ponderou Usman, antes de enaltecer ‘Durinho’ e sugerir que Woodley siga seu exemplo.

“Essa é a abordagem que você precisa ter. A diferença é que Tyron ainda está se segurando na mentalidade de ser um campeão e estar acostumado a um certo tipo de tratamento. Você não está mais nessa situação. Você tem que abordar isso como Gilbert (Durinho) está abordando. Você quer colocar alguém na minha frente, é uma oportunidade para ganhar um dinheiro e nocautear alguém. É por isso que Gilbert está crescendo do jeito que está”, finalizou o campeão.

Campeão dos meio-médios entre julho de 2016 e março do ano passado, Tyron Woodley acabou destronado ao perder para Kamaru Usman por decisão unânime dos juízes após cinco rounds, no UFC 235. O americano estava escalado para enfrentar Leon Edwards, no que marcaria seu retorno aos octógonos, no UFC Londres, marcado originalmente para o dia 21 de março deste ano, mas a pandemia do novo coronavírus obrigou o Ultimate a cancelar o evento.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias