Categorias: Notícias

USADA muda protocolo de coleta de testes antidoping por causa do coronavírus

Dana White tentou, em vão, evitar a paralisação das atividades do UFC – Diego Ribas

Apesar das medidas de prevenção contra a expansão da pandemia global de coronavírus adotadas em diversos locais do globo, que colocaram boa parte da população mundial em alerta, e em alguns casos até mesmo em quarentena forçada, a USADA (agência americana antidoping) não vai interromper o seu trabalho. A entidade anunciou nesta terça-feira (17) mudanças em seu protocolo de coleta de amostras, mas garantiu que seguirá a realização de testes antidoping nos atletas sob sua responsabilidade.

Em um comunicado aos atletas divulgado em vídeo, Travis Tygart – CEO da USADA – revelou, no entanto, algumas mudanças na rotina do órgão controlador. Atletas de esportes que ainda estão em atividade e aqueles que se preparam para disputar a Olimpíada e os Jogos Paralímpicos de Tóquio (JAP) serão o foco dos exames. Ainda que não tenha citado especificamente os lutadores do UFC, é de se esperar que eles também façam parte desse grupo que seguirá sendo testado, já que os testes aleatórios fora de competição são primordiais para que eles possam estar elegíveis a competir nos octógonos do Ultimate.

Além disso, a USADA ainda anunciou mudanças no protocolo durante a coleta das amostras, a fim de manter a segurança tanto para o agente responsável pelo exame, quanto para os atletas submetidos ao mesmo. São elas: equipamento pessoal protetor para os oficiais de controle (máscaras, luvas, desinfetante para as mãos); oficiais de controle e atletas precisarão lavar as mãos antes do teste, além de manter uma distância de mais de um metro; e apenas oficiais de controle que não apresentarem nenhum sinal de doença serão enviados para a coleta das amostras.

A pandemia de coronavírus já teve reflexos significativos sobre o Ultimate. No último sábado (14), a organização promoveu o primeiro show sem a presença de público de sua história, ao realizar o UFC Brasília com portões fechados em razão de um decreto do governo do Distrito Federal que proibia eventos com grande aglomeração de pessoas. A franquia presidida por Dana White teve também que adiar por tempo indefinido as próximas três edições, marcadas originalmente para acontecer em Londres (ING), Columbus (EUA) e Portland (EUA), respectivamente.

Matérias Recentes

Rafael Macapá exalta subida para o peso-galo do UFC: “Tudo vai melhorar”

Invicto no MMA profissional, o lutador brasileiro Rafael Estevam inicia um novo capítulo em sua…

02/04/2026

UFC Vegas 115: Em má fase, Brendson Ribeiro aposta em guerra contra rival invicto

O brasileiro Brendson Ribeiro retorna ao octógono neste sábado (4) em busca de recuperação no…

02/04/2026

Melissa Gatto supera lesões e desconfiança médica para retornar ao UFC

Após quase dois anos afastada do esporte, a lutadora paranaense Melissa Gatto está pronta para…

02/04/2026

Confiança! Ilia Topuria antecipa vitória sobre Justin Gaethje ao atualizar perfil na internet

Em um gesto que parece já ter virado uma espécie de marca registrada em sua…

01/04/2026

Em busca da 1ª vitória no UFC, Marcus Buchecha encara ex-rival do jiu-jitsu em abril

Ainda em busca de sua primeira vitória no maior evento de MMA do mundo, o…

01/04/2026

McGregor lidera lista de atletas do UFC mais testados por programa antidoping em 2026

O iminente retorno de Conor McGregor aos octógonos ganhou um novo e forte indício. Afinal…

01/04/2026