Categorias: Notícias

USADA muda protocolo de coleta de testes antidoping por causa do coronavírus

Dana White tentou, em vão, evitar a paralisação das atividades do UFC – Diego Ribas

Apesar das medidas de prevenção contra a expansão da pandemia global de coronavírus adotadas em diversos locais do globo, que colocaram boa parte da população mundial em alerta, e em alguns casos até mesmo em quarentena forçada, a USADA (agência americana antidoping) não vai interromper o seu trabalho. A entidade anunciou nesta terça-feira (17) mudanças em seu protocolo de coleta de amostras, mas garantiu que seguirá a realização de testes antidoping nos atletas sob sua responsabilidade.

Em um comunicado aos atletas divulgado em vídeo, Travis Tygart – CEO da USADA – revelou, no entanto, algumas mudanças na rotina do órgão controlador. Atletas de esportes que ainda estão em atividade e aqueles que se preparam para disputar a Olimpíada e os Jogos Paralímpicos de Tóquio (JAP) serão o foco dos exames. Ainda que não tenha citado especificamente os lutadores do UFC, é de se esperar que eles também façam parte desse grupo que seguirá sendo testado, já que os testes aleatórios fora de competição são primordiais para que eles possam estar elegíveis a competir nos octógonos do Ultimate.

Além disso, a USADA ainda anunciou mudanças no protocolo durante a coleta das amostras, a fim de manter a segurança tanto para o agente responsável pelo exame, quanto para os atletas submetidos ao mesmo. São elas: equipamento pessoal protetor para os oficiais de controle (máscaras, luvas, desinfetante para as mãos); oficiais de controle e atletas precisarão lavar as mãos antes do teste, além de manter uma distância de mais de um metro; e apenas oficiais de controle que não apresentarem nenhum sinal de doença serão enviados para a coleta das amostras.

A pandemia de coronavírus já teve reflexos significativos sobre o Ultimate. No último sábado (14), a organização promoveu o primeiro show sem a presença de público de sua história, ao realizar o UFC Brasília com portões fechados em razão de um decreto do governo do Distrito Federal que proibia eventos com grande aglomeração de pessoas. A franquia presidida por Dana White teve também que adiar por tempo indefinido as próximas três edições, marcadas originalmente para acontecer em Londres (ING), Columbus (EUA) e Portland (EUA), respectivamente.

Matérias Recentes

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024

Dana White nega intenção de se envolver com política após participar de campanha de Donald Trump

Dana White foi uma peça importante na vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos…

22/11/2024

Filho do Faustão arremata experiência com Charles Do Bronx por R$ 160 mil em leilão do Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores nomes do MMA, Charles Oliveira está com tudo. Após impressionar na vitória…

22/11/2024

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024