Notícias

USADA anuncia fim da parceria com o UFC a partir de 2024; McGregor retorna ao pool de testes

Chegou ao fim a era USADA (agência americana antidoping) no UFC. Na última quarta-feira (11), Travis Tygart, CEO da entidade, informou que a parceria com a maior organização do MMA do mundo será encerrada no dia 1º de janeiro de 2024. O vínculo entre as partes se encerra no final da atual temporada. Curiosamente, o anúncio foi feito após o profissional confirmar o retorno de Conor McGregor ao pool de testes antidoping do órgão recentemente.

E, de acordo com Tygart, a polêmica em torno da situação de McGregor foi decisiva para a parceria entre USADA e UFC se encerrar, visto que havia uma negociação em andamento para a renovação do vínculo. Como se lesionou em 2021 e passou por um longo período de recuperação, o irlandês saiu do pool de testes antidoping da entidade. Portanto, o órgão informou que, para o ex-campeão da companhia voltar a competir nela, precisaria estar no grupo de testes por seis meses e apresentar duas amostras negativas.

Durante um bom período, McGregor se mostrou irredutível e negou que iria se submeter a tal processo. Contudo, o irlandês voltou atrás, cedeu a tal exigência da USADA e com isso seu retorno à ação deve acontecer em 2024, possivelmente no UFC 300. De todo modo, o impasse entre a entidade e o lutador foi tamanho, que, segundo Tygart, abalou a relação com o Ultimate, se tornando o principal motivo para a marca optar por encerrar a parceria.

Confira um trecho do comunicado oficial emitido pela USADA:

“Podemos confirmar que McGregor voltou ao grupo de testes da USADA no domingo, 8 de outubro de 2023. Fomos claros e firmes com o UFC que não deveria haver nenhuma exceção dada para McGregor lutar até que ele integrasse o pool de testes por pelo menos seis meses e apresentasse dois testes negativos. As regras também permitem que a USADA mantenha alguém no grupo de testes por mais tempo antes de competir com base em suas declarações após a entrada no pool e os resultados dos testes. Infelizmente, não sabemos se o UFC vai honrar o requisito de seis meses ou mais porque, a partir do dia 1º de janeiro de 2024, a USADA não estará mais envolvida com o Programa Antidoping do UFC”

A decisão do UFC põe em perigo o imenso progresso feito no esporte sob a liderança da USADA. A relação entre USADA e UFC se tornou insustentável dadas as declarações feitas pelos líderes do UFC e outros questionando a posição de princípio da USADA de que McGregor não poderia lutar sem estar no grupo de testes por pelo menos seis meses. (…)  A USADA está orgulhosa do trabalho feito nos últimos oito anos para limpar o UFC e continuaremos a prestar nosso serviço aos atletas do UFC durante o restante do nosso contrato atual, que termina no dia 31 de dezembro de 2023. Como sempre, continuaremos a defender os direitos e as vozes dos atletas limpos em todos os esportes”

Vale pontuar que a parceria entre a USADA e o UFC se iniciou em 2015. Desde então, a entidade passou a testar todos os atletas da companhia em período dentro e fora de competição. Durante o vínculo entre as partes, o órgão conduziu mais de 27.000 testes antidoping.

Compartilhar
Publicado por
Rodrigo Tannuri

Matérias Recentes

Cena inusitada! Lutadores se beijam em encarada na França; veja

As encaradas fazem parte da tradição dos esportes de combate e, por vezes, cenas inusitadas…

09/01/2025

Mackenzie Dern aposta em evolução para vingar derrota para Amanda Ribas no UFC

No dia 12 de outubro de 2019, apenas quatro meses após dar à luz sua…

09/01/2025

Cesinha Almeida promete mostrar versão “diferente” para temporada 2025 no UFC

Kickboxer de origem, César Almeida seguiu os passos de outros strikers - como Alex Poatan…

09/01/2025

Norma Dumont explica pedido por disputa de cinturão interino contra Kayla Harrison

Quinta colocada no ranking e dona da maior sequência ativa de vitórias do peso-galo (61…

09/01/2025

Thiago Moisés culpa cobrança excessiva por falta de salto na carreira no UFC

Prestes a completar 30 anos de idade, Thiago Moisés ainda luta para deixar para trás…

09/01/2025

Ex-top 15 revela que apelou à “boa vontade” do UFC para recusar luta com Alex Poatan

Ex-campeão peso-médio (84 kg) e atual detentor do cinturão meio-pesado (93 kg) do UFC, Alex…

09/01/2025