Categorias: Notícias

USADA alega contaminação de suplemento vegano e libera Nate Diaz para lutar no UFC NY

Nate Diaz está liberado para lutar no card do UFC Nova York – Diego Ribas

Nate Diaz venceu! Depois de tornar público um possível flagra em um de seus exames antidoping e exigir que seu nome fosse limpo antes de entrar no octógono do UFC 224, evento marcado para a cidade de Nova York no dia 2 de novembro, o atleta recebeu um pronunciamento oficial do evento o isentando de qualquer erro e mal uso de alguma substância.

Dessa forma, Diaz foi liberado oficialmente pela USADA (agência antidoping americana) para competir contra Jorge Masvidal no card em questão. Isso porque, de acordo com o documento entregue à imprensa norte-americana, o exame de Diaz detectou baixo índice de LGD-4033 no complexo vitamínico vegano que o atleta ingeria diariamente. A contaminação, desta forma, foi pequena e não garantiu nenhum benefício ou vantagem ao lutador.

A substância em questão, o LGD-4033, é um modulador seletivo do receptor de andrógeno. Embora atualmente esteja sendo investigado como um tratamento farmacêutico para perda de massa muscular e fraqueza associado ao envelhecimento, o LGD-4033 não foi aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) para uso clínico em seres humanos, e portanto foi vetado na lista da WADA e USADA.

Após a resolução do problema, Dana White, presidente do UFC, usou suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui) para confirmar o nome de Nate Diaz e garantir que o card do evento está confirmado e que o cinturão ‘BMF’ (lutador mais malvado) será colocado em jogo na data prevista.

Confira os principais pontos do documento do UFC enviado à imprensa americana:

“O senhor Diaz não cometeu violação da política antidopagem, não foi suspenso provisoriamente e não está sujeito a nenhuma sanção. Além disso, o UFC foi informado por especialistas independentes que determinaram que não há, inequivocamente, nenhum ganho significativo no desempenho ou benefício terapêutico da quantidade significativamente limitada de LGD-4033 que estava presente em seu sistema. (…) O UFC foi notificado pela USADA que o teste fora de competição concluiu que o LGD-4033 estava presente na amostra de Diaz em uma quantidade abaixo do nível de concentração decisiva para esta substância. (…) Testes laboratoriais conduzidos pelo Laboratório de Pesquisa e Testes de Medicina Esportiva, um laboratório credenciado pela WADA em Salt Lake City, Utah, confirmaram que duas garrafas das multivitaminas veganas diárias que Diaz estava usando foram contaminadas com LGD-4033”

Matérias Recentes

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026

Rival desafia Renato Moicano para duelo Brasil vs Argentina no UFC

Sem adversário depois da saída de Brian Ortega do confronto originalmente marcado para o UFC…

31/01/2026

Lutador quebra o silêncio após ter luta cancelada por suspeita de manipulação

Uma semana depois de ter sua luta no UFC 324, contra Michael Johnson, cancelada de…

31/01/2026

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026