UFC mantém cronograma durante pandemia e promove duelo entre tops dos meio-pesados
O UFC segue à risca seu plano de retomar o calendário de suas atividades em meio a pandemia do COVID-19. Nesta quarta-feira (13), o evento comandado por Dana White reativa suas estruturas na cidade de Jacksonville, no estado da Florida (EUA), para receber o show comandado por Glover Teixeira e Anthony Smith, dois dos principais nomes da divisão dos meio-pesados (93 kg).
Com o sucesso do protocolo de saúde utilizado no fim de semana durante a realização do UFC 249, que inclusive impediu a participação de Ronaldo ‘Jacaré’, que testou positivo para o coronavírus, a organização parece confiante em manter suas atividades. E quem ganha é o fã do esporte.
Na luta principal desta quarta-feira, Anthony Smith busca sua segunda vitória seguida no evento para, em caso de sucesso, pedir por nova chance de disputar o cinturão da categoria. Em março do ano passado, o americano, atual quarto colocado do ranking, foi superado pelo campeão Jon Jones por pontos, em duelo cujo equilíbrio no octógono ‘valorizou seu passe’ ao surpreender os que imaginavam uma vitória tranquila de ‘Bones’ diante do ex-peso-médio (84 kg).
Por sua vez, Glover, aos 40 anos, busca seu quarto triunfo seguido no evento para também poder pedir por uma oportunidade de medir forças novamente contra Jon Jones no octógono. Mas ao contrário de Smith, o veterano brasileiro, oitavo do ranking, encarou Bones no auge, ainda em abril de 2014, e para isso fez carreira exclusivamente como meio-pesado no maior evento de MMA do mundo.
Ao vencedor, será garantido um lugar de destaque na categoria no bolo dos atletas que buscam uma chance de desafiar o campeão – a maioria deles em revanche -, enquanto que, para o perdedor, a quantidade de passos atrás no ranking pode afastá-lo de vez da possibilidade de lutar pelo posto mais alto do evento.
Outro brasileiro presente no card será o peso-pesado Philipe Lins, campeão da temporada 2018 da PFL, que estreia no show diante do ex-campeão Andrei Arlovski, no maior desafio de sua carreira e que, automaticamente, pode colocá-lo no top 15 da categoria do UFC. A depender, claro, de sua atuação.
Por fim, completa a lista de nossos representantes no evento o jovem Thiago Moisés, de apenas 25 anos, que luta para provar que não é apenas mais uma promessa na divisão dos leves (70 kg). Nesta quarta, o atleta da ATT mede forças com o veterano Michael Johnson, em embate onde ambos estão pressionados por derrotas (o americano vem de dois reveses seguidos).
A julgar por sua caminhada na organização, Thiago, que encarou na sequência Beneil Dariush, Kurt Holobaugh e Damir Ismagulov desde que assinou com o UFC, o brasileiro não deve se acostumar a não ter vida fácil no octógono. E para provar que tem tamanho potencial, vencer o veterano MJ é fundamental.
Confira card completo do UFC Jakcsonville:
Anthony Smith vs Glover Teixeira Ben Rothwell vs Ovince ‘OSP’ Alexander ‘The Great’ vs Drew Dober Ray Borg vs Ricky Simon Karl Roberson vs Marvin Vettori Andrei Arlovski vs Philipe Lins Michael Johnson vs Thiago Moises Sijara ‘SarJ’ Eubanks vs Sarah ‘Cheesecake’ Moras Hunter Azure vs Brian ‘Boom’ Kelleher Omar Antonio Morales vs Gabriel Benitez Chase ‘The Vanilla Gorilla’ Sherman vs Isaac ‘Hurricane Ike’