Categorias: Notícias

UFC 247 pode marcar despedida de Jon Jones dos meio-pesados

Jon Jones pode vir a atuar entre os pesos-pesados na temporada de 2020 – Diego Ribas

No UFC 247, programado para este sábado (8), Jon Jones tentará realizar sua 11ª defesa de cinturão bem-sucedida nos meio-pesados (93 kg), e talvez a última delas. Soberano e sem rivais à altura na categoria, o campeão enfrenta no card com sede no Texas (EUA) possivelmente sua última real ameaça na divisão: Dominick Reyes, invicto em sua trajetória no MMA profissional. No entanto, em caso de nova vitória do campeão sobre o desafiante, poderemos ver ‘Bones’ migrar para os pesos-pesados em busca de novos desafios.

Já consolidado como o maior meio-pesado de todos os tempos e apontado por parte da imprensa como o melhor lutador da história, Jones coleciona vitórias sobre verdadeiras lendas do esporte. O currículo invejável faz com que os atuais rivais do americano não criem o mesmo êxtase nos fãs de MMA em querer assistir o campeão dentro dos octógonos.

Desta forma, Reyes pode vir a ser o último degrau da trajetória de Jon em sua divisão de origem. Caso o desafiante não seja páreo para o campeão – assim como nenhum foi até o momento -, a pressão por novos desafios na carreira de Bones aumentará ainda mais. E o próprio ‘rei dos meio-pesados’ já afirmou que subiria de categoria caso fosse de interesse dos torcedores. Além disso, Jones abriu as portas para uma eventual ‘superluta’ diante de Stipe Miocic, campeão peso-pesado do UFC, no futuro.

Portanto, podemos presenciar o fim de uma era neste sábado – e o possível início de outra. E caso essa nova empreitada seja concretizada com o mesmo sucesso, Jones se consolidaria de vez como um dos maiores artistas marciais de todos os tempos, senão o maior.

Além do duelo entre Jones e Reyes, que servirá como luta principal do UFC 247, o card em Houston (EUA) também conta com outra disputa de cinturão. Tão dominante quando o americano, Valentina Shevchenko defende seu reinado nos pesos-moscas (57 kg) diante da desafiante e ‘azarona’ Katlyn Chookagian. A atleta do Quirguistão vai em busca de sua terceira defesa de cinturão consecutiva.

Soberana na divisão dos moscas, ‘Bullet’, como é conhecida, não descartou a possibilidade de enfrentar Amanda Nunes pela terceira vez no futuro. As duas – consideradas como as melhores atletas da atualidade – já mediram forças em duas oportunidades, com vantagem para a brasileira, em confrontos bastante disputados e polêmicos.

O show do sábado também conta com um brasileiro em ação. Antonio Arroyo faz sua segunda luta na companhia a fim de apagar a primeira má impressão deixada com a derrota em seu debute no Ultimate. O peso-médio paraense enfrenta Trevin Giles em duelo que encerrar o card preliminar do evento.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026