Siga-nos

Notícias

Treinador revela nova fase de Joanna Jedrzejczyk e adianta ponto fraco de Zhang

Katel Kulbis foi o responsável por afiar a trocação de Joanna Jedrzejczyk- Diego Ribas

Neste sábado (7), Joanna Jedrzejczyk vai ter a missão de tentar recuperar o cinturão peso-palha (52 kg) do Ultimate, diante de Zhang Weili, na co-luta da noite do UFC 248, em Las Vegas (EUA). E para voltar a ser a número um da divisão, a polonesa já sabe o que precisa fazer no combate para desbancar a atual campeã. Pelo menos foi o adiantou um dos seus treinadores da American Top Team, o brasileiro Katel Kulbis.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, o responsável por afiar a trocação de Joanna revelou uma brecha no jogo da chinesa. Segundo o brasileiro, a polonesa pode explorar uma falha no jogo em pé da rival. Apesar de elogiar a parte agressiva de Zhang, relembrando que na sua última apresentação ela nocauteou Jéssica ‘Bate-Estaca’, Katel destacou que, na hora de se defender, ela se mantém estática.

“A Zhang anda bem para frente, mas para trás não tanto, apesar de usar bem o contra-ataque. Ela sempre fica com a cabeça parada. Vamos ver uma Joanna imprevisível nesse duelo. É uma luta de cinco rounds também, então não precisamos ter pressa. A responsabilidade é da Zhang. Ela vai se expor e vamos aproveitar os buracos”, afirmou o treinador, ressaltando que a ex-campeã está com uma motivação extra para esse confronto.

Durante o treino aberto, na última quarta-feira, Joanna deu um show de simpatia com o público presente. Esse fato chamou a atenção, já que nas suas apresentações anteriores, ficava com um semblante mais fechado. Questionado sobre o motivo dessa mudança de postura da lutadora, Katel não teve dúvidas em apontar o que mudou.

“Amadurecimento. É reconhecer que tudo que gira em torno dela depende mais dela do que de quem está em volta. Estamos apenas auxiliando. Agora ela está a par da dieta, dos treinamentos, então focamos mais na parte de estratégia e física. Ela participou de todas as etapas. Antigamente, como muitos lutadores, ela deixava nas mãos dos treinadores e se ausentava da responsabilidade própria. Quando a gente vê uma atleta feliz, tem a consciência de que fez o melhor. Ela sabe o camp duro que passou e é o desafio que ela quer”, contou.

No MMA desde 2012, Jedrzejczyk acumula 16 vitórias e três derrotas em seu cartel. Em março de 2015, a polonesa conquistou o cinturão dos palhas do UFC, ao derrotar Carla Esparza. Somente em 2017, a lutador perdeu o posto de número um, ao ser superada por Rose Namajunas. Ela ainda tentou o título do peso-mosca (57 kg), ao desafiar Valentina Shevchenko, mas acabou superada. De volta a sua divisão de origem, ela vem de vitória sobre Michelle Waterson, por decisão unânime dos jurados, em outubro de 2019.

Mais em Notícias