Siga-nos

Entrevistas

Treinador explica saída de Amanda Nunes da American Top Team e descarta mágoa

No início deste ano, Amanda Nunes surpreendeu o mundo das lutas ao comunicar sua saída da equipe ‘American Top Team’, da qual fazia parte desde 2014, para criar um time totalmente voltado para ela. Cerca de três meses após a decisão da atleta, ‘Conan’ Silveira, líder da ‘ATT’ e o ex-treinador principal da ‘Leoa’, comentou sobre o tema.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), o brasileiro, que acompanhou de perto toda a trajetória de Amanda até chegar aos títulos dos pesos-galos (61 kg) e pesos-penas (66 kg) do Ultimate, descartou que alguma briga tenha ocasionado a saída da lutadora da equipe sediada no estado americano da Flórida.

“Ainda tenho uma relação, ainda somos próximos. Em situações de surpresa desse tamanho, pensamos que existe um motivo grande, algo que vai causar espanto. E não, não teve. Não existe um motivo que pudesse criar esse desligamento, foi uma escolha dela de ficar mais privada, apesar de já ter isso aqui. Foi só uma questão de escolha, de fazer um treino separado em outro lugar. Não existiu problema, discussão”, explicou.

Embora admita a surpresa com o fato de Amanda decidir buscar novos ares, Conan revelou que a brasileira já havia comentado com ele sobre a ideia de ter uma equipe com as atenções totalmente voltadas para ela. Portanto, o treinador destacou o respeito por essa escolha da competidora e garantiu que, independentemente do fim da relação profissional entre eles, a ‘Leoa’ sempre contará com o seu apoio.

“Em algum momento conversamos, mas nada tão sólido. Acho que esse foi o momento que ela se sentiu mais confiante para fazer isso. Mesmo em uma relação próxima, existe um respeito de vontade. Tenho isso com meu filho que é lutador. Ela é como se fosse uma filha e tenho esse mesmo comportamento. A partir do momento que você tenha consciência de suas decisões e que elas gerem consequências, tanto boas, quanto ruins, é o mais importante. Isso que conversamos. Se ela se sente à vontade assim, tranquilo. O apoio vem independente de eu gostar ou não”, revelou o líder da ‘ATT’.

Após perder o título dos galos do Ultimate, em dezembro de 2021, quando foi finalizada por Julianna Peña, Amanda Nunes vai ter a revanche diante da sua algoz. Apesar da luta estar ‘oficializada’, já que ambas as atletas são treinadoras da 30ª edição do TUF, a data do confronto e o local ainda não foram anunciados. Mesmo distante do camp da ‘Leoa’, Conan reforçou a confiança que a lutadora vai recuperar sua coroa.

“Eu vi essa primeira luta como um tropeço, em tirar o mérito da Julianna, ela soube aproveitar o momento, de não ser a Amanda dos últimos anos, mas acredito que não vai acontecer outra vez. Conheço muito o potencial da Amanda, sei o que ela é capaz. Agora vai ser a Amanda que é e vai ser vitória”, finalizou o profissional.

No MMA profissional desde 2008, Amanda Nunes é considerada por boa parte dos fãs e da mídia como a maior lutadora de todos os tempos na modalidade. A brasileira é a única atleta da história a possuir e defender dois cinturões simultaneamente. De 2016 a 2021, a lutadora reinou absoluta no peso-galo do Ultimate, até perder o título para Julianna Peña. Entretanto, a baiana ainda é detentora da coroa do peso-pena (66 kg) da maior liga de MMA do mundo. Em se cartel, a atleta soma 21 triunfos e cinco reveses.

Mais em Entrevistas