Siga-nos
Alejandro Salazar/PxImages

Notícias

Treinador define como “maluquice” estratégia de Strickland em luta com Poatan

No mundo das artes marciais mistas, é comum um lutador deixar de lado a estratégia mais lógica até a vitória e tentar se testar na especialidade do adversário, a fim de demonstrar que é superior em todas as áreas. Mas nem sempre o plano dá certo dentro do octógono, e a luta entre Alex ‘Poatan’ e Sean Strickland é um bom exemplo disso. Treinador do americano, Eric Nicksick afirmou que a intenção para o confronto diante do kickboxer brasileiro era utilizar o wrestling desde a primeira interação entre os atletas.

Seu pupilo, entretanto, resolveu abandonar os meses de treino e estratégia para se testar em pé contra um dos strikers mais contundentes da atualidade no planeta e acabou sendo nocauteado ainda no primeiro assalto. Na opinião do próprio treinador, a atitude do peso-médio (84 kg) americano foi uma “maluquice”.

“A estratégia toda era usar o wrestling (risos). E ele (Sean) pode confirmar isso. Passamos muito tempo trabalhando as quedas, posições na grade e controle no chão. Então quando a luta se aproximou e tomou uma grande proporção, estávamos cortando peso e eu falei: ‘Ei, entra lá e ataca as pernas desse cara logo no início’. E ele respondeu: ‘Acho que vou sentir um pouco a luta no primeiro minuto’. E eu fiquei tipo: ‘Irmão, quanto mais tempo você passar fazendo isso, mais tempo você estará jogando na especialidade desse cara’. Eu ainda alertei ele sobre os maiores perigos: o joelho direito e o cruzado de esquerda”, revelou Eric, antes de continuar.

“Ele (Poatan) é bem coeso e trabalha muito bem esses dois golpes. E para jogar o cruzado, ele precisa do mínimo de espaço possível. Nós vimos quando ele nocauteou o Izzy (Adesanya), mesmo com o Israel com a guarda alta. Então essa foi a parte difícil, porque até mesmo na academia, a galera vinha para ele e perguntava: ‘A estratégia é usar o wrestling, certo?’. E ele confirmava. Para chegar lá na hora e o filha da p*** fazer aquela maluquice (risos), completou, em entrevista ao site ‘MMA Fighting’.

Com bom humor e aparentemente sem guardar nenhum tipo de rancor de seu atleta, Nicksick também detalhou como foi sua interação com Sean durante e após a luta. Mesmo após o resultado negativo, o treinador ressaltou que o ‘Tarzan’, como é conhecido, adotaria a mesma postura caso pudesse reviver o combate.

“O minuto para sentir a luta acabou virando dois, depois ele pediu para avisarmos quando chegasse na metade do round. E todos nós do córner estávamos literalmente: ‘Não Sean, comece a usar as fintas e coloque esse cara para o chão’. E assim que avisamos que estava na metade do assalto – boom – ele foi pego com o cruzado. Estou rindo disso agora, ele é meu garoto, o plano era usar o wrestling. Não posso controlá-lo lá dentro, como em um videogame. Ele quis se testar e dou crédito para ele, que entrou lá e lutou. Obviamente não deu certo para a gente (risos)”, narrou, antes de finalizar.

“(Depois da luta) ele virou e falou: ‘Que m****, mas faria de novo 100 vezes, não queria entrar lá e fazer uma luta chata, porque realmente queria me testar’. Ele treinou com o Artem Levin (kickboxer) e foi bem, então acho que isso deu a ele um certo tipo de falso senso de realidade antes da luta”, concluiu o treinador.

Após ser superado por Alex Poatan, Strickland foi escalado para enfrentar Jared Cannonier no dia 15 de outubro. No entanto, o falastrão americano sofreu uma infecção na mão e o combate entre os dois foi cancelado, deixando ‘Tarzan’ sem previsão de retorno aos octógonos. Ao longo de sua carreira, Sean soma 25 vitórias e quatro derrotas.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias