Categorias: Notícias

Treinador de Whittaker, brasileiro revela que equipe treinou ‘surpresas’ para Adesanya

Robert Whittaker não perde um combate desde 2014 – Jon Roberts/ Ag Fight

Campeão linear do peso-médio (84 kg) do Ultimate desde 2017, Robert Whittaker vai para a sua segunda defesa de cinturão neste sábado (5), no UFC 243, em Melbourne (AUS), quando encara Israel Adesanya, pela unificação dos títulos da categoria. Apesar de estar sem lutar na organização desde junho de 2018, este tempo de inatividade não vai deixá-lo em situação desfavorável ao seu adversário, que vem atuando com mais regularidade. Pelo menos é o que garantiu o brasileiro Alex Prates, treinador de jiu-jitsu do australiano.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, o técnico afirmou que, mesmo sem lutar MMA, seu pupilo nunca ficou completamente afastado das competições. Dessa maneira, ciente dos perigos que Adesanya pode oferecer, por ser um lutador rápido e que usa bem a sua maior envergadura, Prates garantiu que a equipe do campeão treinou algumas “surpresas” para o nigeriano.

“O Robert usou esse ano para aprimorar detalhes técnicos, competiu inúmeras vezes (em eventos de luta agarrada) e fez sparring com diferentes atletas, não somente do MMA, mas do boxe e muay thai. Aliado a experiência que ele possui, creio que esse tempo ‘off’ não será problema. Treinamos algumas situações para a luta e espero vocês possam ver no dia 5”, afirmou o treinador brasileiro, sem dar mais detalhes.

Das últimas três lutas de Whittaker no UFC, o campeão teve pela frente atletas com especialidade na luta de solo: dois confrontos diante de Yoel Romero, medalhista olímpico na grecoromana, e um contra Ronaldo ‘Jacaré’, multicampeão no jiu-jitsu. Agora, porém, o australiano terá um rival com um estilo diferente, já que Israel Adesanya tem como carro-chefe a luta em pé. Apesar desta diferença, Alex vê o campeão linear dos médios preparado em qualquer situação na luta.

“O Robert possui um wrestling excelente e tem um chão muito afiado. Acredito que ele pode e vai confiar na parte em pé dele, mas também tem outras armas que podem ser usadas nesse confronto”, revelou o treinador – faixa-preta graduado por Rolker Gracie e Royler Gracie.

Após o reinado de praticamente sete anos de Anderson Silva, o peso-médio tem trocado de campeões com maior frequência. Desde 2013, a divisão já teve cinco campeões diferentes (Chris Weidman, Luke Rockhold, Michael Bisping, Georges St-Pierre e Robert Whittaker). Com “nova geração” chegando, a tendência que é a divisão conte com cada vez mais desafiantes ao título. Apesar da competição mais acirrada, Prates segue confiando no australiano.

“Tem grandes lutadores (na categoria), não somente a nova safra como Paulo (‘Borrachinha’), (Jared) Cannonier e Israel (Adesanya), mas também os mais experientes como (Chris) Weidman, (Ronaldo) ‘Jacaré’ (estes dois farão suas próximas lutas na categoria dos meio-pesados) e (Yoel) Romero. O Robert com certeza é completo assim como outros da categoria também são”, finalizou.

Sem perder desde 2014, Robert Whittaker engatou uma sequência de nove vitórias seguidas no Ultimate. A última vez que se apresentou no UFC foi em junho de 2018, em triunfo sobre Yoel Romero.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025