Siga-nos
exclusivo!
Carlos Ortega

Entrevistas

Treinador de jiu-jitsu destaca mentalidade da Khabib para virar um finalizador no UFC

No último dia 24 de outubro, Khabib Nurmagomedov fez sua terceira defesa de cinturão do peso-leve (70 kg) do Ultimate, diante de Justin Gaethje. E como nas duas lutas anteriores para a manutenção do título, o russo lançou mão a luta agarrada para finalizar seu rival e somar a 29ª vitória na carreira. Responsável por afiar o jogo de solo do europeu, Leandro Vieira, treinador da equipe ‘AKA’, valorizou o feito do pupilo.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o brasileiro, que trabalha com Khabib há alguns anos, revelou que a efetividade no jiu-jitsu foi trabalhada desde o início da parceria entre eles. Leandro adiantou que a ideia era aliar a agressividade do russo em derrubar seu adversários com a dominância nas posições da arte suave para, dessa maneira, acumular vitórias por finalização. E o resultado apareceu.

“Ele é um cara excepcional, talentoso e de cabeça a aberta. Lá atrás, falando de plano de luta, sabíamos que ele era um cara que derrubava muito, acho que tem até o maior número de quedas em uma luta no UFC, mas conversamos para ajustar o jogo de chão. Porque com menos quedas, a luta se definiria no chão. Eu já esperava essa finalização, porque quando ele abraçou essa ideia, sabíamos que tinha um nível tão grande que conduziria a luta como quisesse. Ele tem muito controle e desenvolveu bem esse controle. Com isso, as finalizações foram aparecendo e eu, como professor de jiu-jitsu, fico feliz demais. Mas tudo foi graças a cabeça aberta dele”, disse o brasileiro.

Após a vitória sobre Gaethje, Khabib surpreendeu a todos a anunciou sua aposentadoria do MMA. Ainda abalado com recente a morte do seu pai, em decorrência de complicações envolvendo a COVID-19, o russo disse que não valia mais a pena lutar sem a presença paterna ao seu lado. Apesar da confiança de Dana White, presidente do UFC, no retorno do europeu, Leandro, por conhecer bem o russo, adiantou que não crê na volta.

“Acho que ele não luta mais, muito por conta de ser muito correto com o lance da palavra dele. Acho que para ele já deu, mas vamos ver. O UFC falou que pode ser que ele volte. A meta inicial dele era de 30-0, fechar com esse número, mas depois que o pai dele faleceu, o objetivo mudou. Ficaria surpreso se ele voltasse”, opinou o treinador.

Com a aposentadoria invicta de Khabib, também foi levantada a discussão sobre ele ser o ‘GOAT’ (sigla em inglês para maior de todos os tempos) no UFC. De acordo com Leandro Vieira, o russo é sim o melhor da organização e destacou sua soberania na categoria, além de sua postura íntegra como lutador para justificar a opinião.

“Para mim ele é o melhor de todos os tempos, muito por conta do domínio dele. É um cara excepcional dentro do octógono, venceu bem todos seus adversários, caras de ponta. Todos falam que alguém ia ser o cara para bater nele e ele passava por cima como se fosse nada. Embora não tenta tantas defesas de cinturão, não tem o que provar. Ele não deixou dúvidas. Ele sai como melhor de todos, principalmente pela conduta como lutador, de homem, respeitoso, de sempre estar ali pelo time também”, completou.

Um sua última luta, Khabib Nurmagomedov defendeu seu cinturão peso-leve com sucesso pela terceira vez, ao finalizar Justin Gaethje no segundo round da luta principal do UFC 254, realizado em Abu Dhabi (EAU). Caso confirme a sua aposentadoria, o russo deixa o esporte aos 32 anos, com um cartel de 29 vitórias e nenhuma derrota.

Mais em Entrevistas