Siga-nos
exclusivo!
Louis Grasse / PX Images

Notícias

Treinador de Do Bronx e Norma Dumont sugerem erro na balança antes da pesagem do UFC

Nesta sexta-feira (6) aconteceu a pesagem oficial do UFC 274 e o que era para ser mais uma obrigação cumprida, virou um drama para Charles ‘Do Bronx’. O lutador não bateu o limite da divisão do peso-leve (70 kg), ficando cerca de 220 gramas acima da tolerância e, com isso, perdeu seu título da categoria. Mas a falha do brasileiro pode ter uma justificativa.

Em declaração à reportagem da Ag. Fight, Diego Lima, treinador principal de ‘Do Bronx’ sugeriu um erro na balança que os lutadores usaram no hotel como uma explicação para o que aconteceu com seu pupilo. O profissional recordou que o brasileiro nunca havia falhado na pesagem atuando nesta divisão, para corroborar sua tese.

“Depois que o Charles começou a lutar no 70 kg, vocês são testemunhas que ele sempre bateu o peso sem usar libra de tolerância, às vezes até abaixo do peso. Ontem ele dormiu no peso, a gente até postou. Ontem batemos o peso na balança que tinha no hotel, fomos dormir tranquilos e ele acordou mais pesado. Infelizmente o cinturão da categoria está vago. Agora é olhar para frente e focar no trabalho de amanhã”, explicou.

Quem também falhou na cerimônia oficial do show foi Norma Dumont. Em declaração à Ag. Fight, a lutadora, que ficou 220 gramas acima do limite da divisão peso-pena (66 kg), também reclamou da mudança da balança pré-pesagem oficial e indicou que essa situação complicou totalmente seu corte de peso.

“(A balança) Me ferrou muito. Ontem a noite eu achei que faltasse 1,2kg e encerrei o corte, porque achei que estava bem e quando fui pesar hoje de manhã, acordei cedo, comecei a cortar e o médico do UFC chegou aqui e avisou que tinha resetado a balança. Aí eu falei, f***, porque tinha encerrado ontem a pesagem porque achei que estava bem. Cortei o máximo que pude, deixei para pesar em cima da hora, porque estava com muita cólica, dor e não podia tomar o remédio porque de estômago vazio e desidratada ele ia me arrebentar. Eu pesei lá embaixo na balança anterior, tinha dado dentro do limite, depois pesei em uma outra oficial comemorei, porque achei que tinha dado, mas depois na oficial mesmo fiquei um pouco acima. Mas isso me atrapalhou muito, porque se soubesse que faltavam 2 kg ontem à noite, eu tinha forçado descer mais. Eu estava bem. Mas infelizmente tomei um susto. A balança subiu quase 1 kg. Todo mundo tomou um susto. Desci para a pesagem tarde e tinha fila de atleta para pesar e a galera que fica no limite todos pedia para pesar pelado. Quem usou a balança do UFC tomou um susto. Eles mexeram na balança sete horas da manhã, estava em cima”, contou.

Quem também levantou essa hipótese de um erro na balança usada foi Ariane ‘Sorriso’. A competidora, que também está presente no show e bateu o peso limite do peso-palha, com 52.4 kg, revelou, em uma live com a reportagem da Ag. Fight (clique aqui ou veja abaixo), um problema no objeto usado pelos lutadores na noite anterior a pesagem e, por isso, deve ter induzido ‘Do Bronx’ ao equívoco no processo de corte de peso.

“Alguém foi lá, pesou, resetou a balança. Aí acho que quando foi ligar a balança, no meio da madrugada, estava com o pé encostado ali. E a balança estava dando 200 gramas a menos. Todo mundo estava pesando achando que estava no peso. Só que foi avisado agora de manhã que não estava. No caso do Charles, para ele, ele já estava no peso. Os caras avisaram depois só, que estava (marcando) 200 (gramas) abaixo. E é difícil quando você está desidratado e tem que começar tudo do zero. Se você já está lá e falam: ‘Fica mais 20 minutos aí’. Beleza. Agora, você começar do zero é embaçado”, afirmou.

Acompanhe o peso dos lutadores do UFC 274:

Charles ‘Do Bronx’ (70.5 kg) vs (70.3 kg) Justin Gaethje
Rose Namajunas (52.1 kg) vs (52.1 kg) Carla Esparza
Michael Chandler (70.7 kg) vs (70.5 kg) Tony Ferguson
Maurício ‘Shogun’ (93.2 kg) vs (93 kg) Ovince Saint Preux
Donald Cerrone (70.5 kg) vs (70.5 kg) Joe Lauzon
André Fialho (77.3 kg) vs (77.1 kg) Cameron VanCamp
Randy Brown (77.3 kg) vs (77.3 kg) Khaos Williams
Macy Chiasson (66 kg) vs (66.4 kg) Norma Dumont
Brandon Royval (56.9 kg) vs (56.9 kg) Matt Schnell
Blagoy Ivanov (115 kg) vs (117.3 kg) Marcos ‘Pezão’
Francisco ‘Massaranduba’ (77.3 kg) vs (77.3 kg) Danny Roberts
Tracy Cortez (56.9 kg) vs (56.7 kg) Melissa Gatto
Kleydson Rodrigues (56.9 kg) vs (57.1 kg) C.J. Vergara
Ariane ‘Sorriso’ (52.4 kg) vs (52.1 kg) Lupita Godinez
Journey Newson (61.4 kg) vs (61.4 kg) Fernie Garcia

Mais em Notícias