Notícias

Treinador de boxe compara Alex Poatan a Mike Tyson e George Foreman

O legado de Alex Pereira nos esportes de combate só aumenta a cada história escrita por ele dentro do octógono. Primeiro bicampeão simultâneo do ‘Glory’, maior evento de kickboxing do planeta, ‘Poatan’ repete o sucesso no UFC, agora no MMA, com dois títulos de categorias diferentes conquistados em menos de três anos e apresentações memoráveis. Os feitos e a forma como o striker paulista os alcançam já geram, inclusive, comparações com alguns dos maiores nomes do mundo das lutas.

No último sábado (29), por exemplo, Alex Poatan foi comparado a Mike Tyson e George Foreman, duas lendas do boxe, por Teddy Atlas – famoso treinador e comentarista da nobre arte. O veterano, que acompanhou de perto a atuação do brasileiro na vitória sobre Jiri Prochazka na luta principal do UFC 303, se mostrou impressionado especialmente pela habilidade do campeão meio-pesado (93 kg) de intimidar seus rivais apenas com o olhar.

“Não ache que isso não tem um efeito. Quando um cara consegue entrar na sua alma, é como se ele estivesse olhando através de você. Tinha Sonny Liston, George Foreman, tinha alguém chamado Mike Tyson – isso funcionava para eles. Isso ajuda a acabar com o cara. É isso que você está tentando fazer. Você está tentando quebrar o cara. Quando você entra lá, o que está fazendo? Você tenta quebrar o cara fisicamente. Mas antes de começar, você tenta quebrá-lo mentalmente. É aí onde ele tem vantagem sobre todo mundo”, analisou Teddy Atlas, durante o pós-show da ‘ESPN’ americana.

Cruzado curto também rendeu comparações

Apesar de um chute alto – seguido por golpes no chão – no segundo round ter decretado o triunfo de Poatan sobre Prochazka, a vitória começou a ser construída ainda na primeira etapa, quando o brasileiro levou o rival à knockdown com um de seus famosos cruzados de esquerda. A mecânica curta do soco, inclusive, também fez com que Atlas recordasse de outra figura de renome na história do boxe, o americano Joe Louis, que assim como Tyson e Foreman é visto como um dos maiores pesos-pesados de todos os tempos.

“Eu não via um soco curto assim desde os vídeos de Joe Louis, o falecido, incrível Joe Louis. Joe Louis era famoso por lançar socos de seis polegadas. Eu acabei de ver um gancho de esquerda de três polegadas. Incrível”, exaltou Teddy Atlas.

Kickboxer de origem, Alex Poatan chegou ao UFC em novembro de 2021 e, em menos de três anos, já se consolidou como um dos principais astros da companhia. Depois de alcançar o título do peso-médio (84 kg), o brasileiro subiu para o meio-pesado e atualmente domina a divisão. Há ainda a expectativa sobre uma possível subida de categoria por parte do paulista, para buscar o terceiro cinturão nos pesados, um feito que seria inédito na história do Ultimate.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026