Categorias: Notícias

Treinador de Anderson Silva lembra adaptação boxe-MMA e cita ‘Cigano’ como exemplo de sucesso

Luiz Dórea foi, e ainda é, responsável por lapidar grandes atletas de boxe – Fábio Oberlaender

Luiz Dórea é atualmente um dos treinadores mais conceituados do MMA, mas nem sempre foi assim. Referência no mundo do boxe, o técnico relembrou como foi sua adaptação do esporte olímpico para as artes marciais mistas. E um dos maiores exemplos de sucesso dessa transição é Júnior ‘Cigano’, como o próprio citou.

Durante entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Dórea afirmou que sua vasta experiência no boxe foi fundamental para migrar para o MMA com sucesso. E talvez o principal exemplo dessa adaptação tenha sido ‘Cigano’, ex-campeão peso-pesado do Ultimate – que teve suas habilidades em pé lapidadas pelo treinador. Júnior começou no jiu-jitsu, sob o comando do mestre Yuri Carlton, mas logo conheceu o trabalho de Luiz, fruto de uma parceria que os dois técnicos tinham à época.

“Usei toda a metodologia do boxe, a experiência que eu tenho com seleção olímpica – oito anos, dois ciclos –, fui campeão mundial profissional com o (Acelino) ‘Popó’. Então toda essa experiência eu adaptei para o MMA. Fiz adaptações e acabou dando certo. E está dando certo. ‘Cigano’ é fruto disso. ‘Cigano’ tem um boxe de primeira linha, carro-chefe dele, e nunca fez uma luta de boxe. Preparei o ‘Cigano’ com toda a metodologia do boxe para o MMA e deu certo. Conseguiu ser campeão do mundo sem nunca ter feito uma luta de boxe”, relembrou Luiz, que também treina Anderson Silva e está preparando o ‘Spider’ para o duelo contra Jared Cannonier, no UFC 237, que será realizado em 11 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

O técnico, inclusive, comemorou o bom momento de Júnior. Após um período de alternância de resultados negativos e positivos, o peso-pesado emplacou uma sequência de três triunfos consecutivos no Ultimate e, caso vença Francis Ngannou em julho, estará novamente próximo de disputar o cinturão da organização.

“Graças a Deus, ele está voltando, resgatando suas origens, superou problemas, contusões, essa situação que teve da USADA com ele (‘Cigano’ foi flagrado em um teste antidoping, mas conseguiu provar sua inocência). E hoje já está com três vitórias seguidas e passou a ter mais confiança. Agora, com o Ngannou, vai ser uma grande luta. Ngannou é um grande atleta, forte, com poder de nocaute, mas a habilidade e a movimentação do Cigano fazem a diferença. Dificilmente um peso-pesado se move como o ‘Cigano’. Todos têm poder de nocaute, mas poucos têm habilidade natural de deslocamento, de entrar e sair. Isso faz ele ser diferenciado”, analisou Dórea, em conversa com a Ag Fight.

Cigano e Ngannou medem forças no UFC 239, em Las Vegas (EUA), no dia 6 de julho. Além do confronto entre os pesos-pesados, o evento conta com a disputa de dois cinturões. Jon Jones lidera o card e defende seu reinado nos meio-pesados (93 kg) contra o desafiante Thiago ‘Marreta’, enquanto, no ‘co-main event’, Holly Holm tenta destronar a brasileira Amanda Nunes na categoria dos pesos-galos (61 kg).

Matérias Recentes

Dana White critica O’Malley por performance sem brilho contra Merab no UFC 306

Primeiro evento esportivo a ser realizado na Esfera, em Las Vegas (EUA), o UFC 306…

16/09/2024

Torcedores lotam as ruas da Geórgia para assistir luta de Merab Dvalishvili no Noche UFC; veja

No último sábado (14), no Noche UFC, Merab Dvalishvili disputou a luta mais importante de…

16/09/2024

Dana White abre as portas para Diego Lopes servir de reserva em disputa de título no UFC 308

Depois de superar Brian Ortega no card principal do 'Noche UFC', no último sábado (14),…

16/09/2024

Insatisfeito, McGregor ‘aprova’ luta contra Chandler após rival enfrentar Do Bronx

Na última sexta-feira (13), Conor McGregor, assim como a comunidade do MMA, foi surpreendido com…

16/09/2024

Com previsão certeira, Ketlen Esquentadinha relembra brecha da rival: “Tinha o queixo fraco”

Ketlen Souza despontava como uma das maiores zebras do Noche UFC nas casas de apostas.…

16/09/2024

Alex Poatan provoca Dricus du Plessis e intensifica rivalidade no UFC: “C*** de cachorro”

Em outubro, em Utah (EUA), Alex Pereira vai colocar o cinturão dos meio-pesados (93 kg)…

16/09/2024