Categorias: NotíciasVídeos

Treinador celebra redução da pena de Werdum por doping e projeta retorno do peso-pesado

Fabrício Werdum foi campeão peso-pesado do UFC – Diego Ribas

Recentemente, a USADA (agência americana antidoping) anunciou a redução em dez meses da pena aplicada ao brasileiro Fabrício Werdum, inicialmente de dois anos, por ter sido flagrado em exame antidoping em abril de 2018. Com isso, o ex-campeão peso-pesado do UFC poderá retornar aos octógonos a partir do dia 1º de abril. Em conversa com a imprensa – com a presença da Ag. Fight – nos bastidores do UFC 246, evento realizado no último sábado (18), em Las Vegas (EUA), Rafael Cordeiro, treinador do gaúcho, comemorou a notícia e revelou que seu pupilo está ansioso para voltar a lutar.

O veterano de 42 anos, que chegou a cogitar até mesmo a aposentadoria após a suspensão inicial de dois anos, tem aumentado o ritmo de treinos de olho em seu retorno, segundo Cordeiro. A idade avançada, ainda que não seja vista pelo treinador como um problema, não pode ser desconsiderada, e a equipe do peso-pesado trabalha para colocá-lo pronto para sua volta o mais breve possível.

“Recebi a notícia nesta semana, fiquei muito feliz, graças a Deus o gaúcho nunca parou de treinar, mas agora treina duas vezes por dia comigo. Está bem legal, curtindo treino. Treina comigo, Barral, Cobrinha, Babalu, Felipe, estamos neste projeto para botar o gaúcho para lutar. Vai ser o começo de uma nova trajetória na vida do gaúcho e, se Deus quiser, logo estará nas cabeças novamente. Se a suspensão acabar dia 1, dia 2 queremos lutar. Não que estejamos correndo atrás do relógio, o Werdum é um super atleta, com 41, 42 anos e dando pau na galera na academia, mas o tempo é agora. Werdum nunca deixou de estar no auge dele, tanto no jiu-jítsu, quanto na trocação. A gente acredita que agora é o momento dele voltar”, contou o líder da ‘Kings MMA’.

A ansiedade para voltar a lutar parte também de Werdum. De acordo com seu treinador, a competitividade do peso-pesado, demonstrada até mesmo em treinamentos, é o principal propulsor de sua carreira mesmo com a idade avançada. E de olho em um retorno do gaúcho no futuro próximo, Cordeiro afirmou que a ideia, até mesmo pela história construída por seu pupilo no MMA, é que o lutador encare um rival que esteja no topo da categoria.

“Continuar lutando (é o que motiva o Werdum). O gaúcho é competidor. Não gosta de perder nem brincadeirinha na academia. Sente falta de competir, da galera gritando nome dele, vaiando ele, de sentir a adrenalina e a emoção dali. Esse calafrio que dá quando está indo para a arena. Quando você tem isso, é como um vício, uma droga, e acho que abril vai ser um bom tempo de voltar e acabar com esse tempo parado”, contou Rafael Cordeiro, antes de especular sobre o próximo adversário do peso-pesado.

“Algumas pessoas falaram do Junior Cigano, mas acho uma falta de respeito falar isso agora, ele tem um compromisso agora. Tem muita gente na reta, tem o Francis (Ngannou), não sei se está com luta. Mas o Werdum não pode voltar a lutar com caras que não estejam nas cabeças. Vem de uma derrota, mas não apaga tudo que fez na carreira e acredito que o nome que cair estaremos preparados para fazer. Única coisa que posso garantir é que estaremos preparados pra uma grande guerra”, concluiu o treinador.

A última apresentação de Fabrício Werdum no Ultimate aconteceu em março de 2018, quando ele foi nocauteado pelo russo Alexander Volkov, em Londres (ING). No MMA profissional desde 2002, o faixa-preta de jiu-jitsu acumula 23 triunfos, oito reveses e um empate em seu cartel.

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026