Siga-nos

Notícias

Toquinho ‘dá um tempo’ nos treinos de MMA e espera convite do ADCC

Rousimar ‘Toquinho’ espera ser convidado para ADCC 2019, em setembro – Erik Engelhart

Rousimar ‘Toquinho’ é um dos principais veteranos do MMA brasileiro ainda em atividade. Aos 39 anos, o meio-médio (77 kg) começou a carreira há 15 anos e permanece ativo, tendo feito seu último confronto em dezembro de 2018. No entanto, o mineiro decidiu “dar um tempo” nos treinos de artes marciais mistas e se concentrar no submission, de olho em um convite do ADCC, principal evento da modalidade no mundo.

‘Toquinho’ conversou com a reportagem da Ag. Fight sobre seus planos para o futuro próximo. Nas últimas semanas, ele tem postado imagens de treinos seus na academia KS, no Rio de Janeiro, com o grão mestre de luta livre esportiva Hugo Duarte — o que suscitou o questionamento sobre uma saída do Team Nogueira, equipe que defendeu durante grande parte de sua carreira.

O lutador garante, porém, que a mudança de ares não significa que ele trocou de equipe. Segundo ‘Toquinho’, ele apenas decidiu se concentrar nos treinos de submission, já que o ADCC 2019 está marcado para setembro e ele aguarda ser chamado para participar da disputa.

“Não estou indo lá (no Team Nogueira), mas não saí, não. E nem sei se vou sair. Estou só dando um tempo e treinando mais submission, porque, se o pessoal do ADCC me convidar, eu quero estar pronto. Estou com o professor Hugo lá (na KS), entendeu? E estamos junto lá (risos)”, disse.

Tanta confiança, segundo Rousimar, tem razão de existir. De acordo com o lutador, o histórico de convites feito pela organização do ADCC lhe dá motivo para concentrar seus treinos na modalidade mesmo sem ter recebido ainda um aceno oficial do torneio.

E, conforme declarou ‘Toquinho’ à Ag. Fight, o fato de ter deixado o MMA de lado por alguns meses não tem a ver com uma possível aposentadoria em breve. Perguntado sobre suas ideias para o futuro, o lutador de Dores do Indaiá (MG) afirmou que parar ainda não está nos planos, mas que seu ganha-pão deve continuar sendo o tatame.

“Eu ainda não estou pensando sobre isso não, sabe? Porque estou treinando para lutar ainda, aí depois que meu corpo não aguentar mais os treinos, aí eu vou focar nisso. Dar aulas de jiu-jitsu, luta livre, wrestling para MMA… Vou procurar algo dentro da luta que eu gosto de fazer e que eu faça bem, né?” declarou.

Apesar de estar focado na preparação para a competição de submission, o ex-lutador do UFC não descartou fazer um combate de MMA ainda este ano. Afinal, segundo ele, o trabalho atual já visa estar em um peso que o possibilite aceitar uma luta. “Mas o foco maior está sendo luta agarrada mesmo”, concluiu.

Como profissional de artes marciais mistas, ‘Toquinho’ tem 19 vitórias, dez derrotas e um ‘no contest’. Conhecido pela poderosa chave de calcanhar, ele deixou o Ultimate em 2013, depois de uma polêmica sobre o tempo em que segurou a finalização sobre Mike Pierce. O mineiro ainda passou pelo WSOF — atual PFL — e por eventos europeus antes de migrar para o MMA russo, onde fez seus quatro confrontos mais recentes, tendo sido nocauteado nos dois últimos.

Mais em Notícias