Categorias: Notícias

Técnico explica derrota de Júnior ‘Cigano’ para Ngannou: “Saiu da estratégia”

Júnior ‘Cigano’ ainda busca reconquistar o cinturão dos pesados do UFC – Evelyn Rodrigues

A derrota para Francis Ngannou, no último sábado (29), freou bruscamente os planos de Júnior ‘Cigano’ voltar a disputar o cinturão do UFC. O brasileiro foi nocauteado no primeiro round, depois de errar um ‘overhand’ e ser contra-atacado pelo oponente. Em entrevista à reportagem da Ag. Fight, o treinador de boxe do ex-campeão, Luiz Dórea, explicou que a derrota acabou sendo resultado de uma fuga da estratégia por parte do catarinense.

O técnico afirmou que o planejamento feito para o combate era baseado em “paciência” para que, ao longo do duelo, Ngannou aos poucos perdesse o ímpeto que sempre tem nos primeiros rounds. No entanto, a percepção de ‘Cigano’ de que havia uma brecha na defesa do camaronês fez com que a tática deixasse de ser seguida por um instante — o que acabou custando caro.

“Sabíamos que a guarda de Ngannou era vulnerável. Ele é um atleta que só quer golpear, mas que defende mal. Então era uma luta de paciência. O certo, taticamente, era a gente se mover para a lateral, pontuar, ir minando ele e, depois do segundo round, começar a pressionar, porque ele já estaria bem minado, iria perder a potência nos golpes”, contou o treinador.

“Só que, no meio da luta, ‘Cigano’ disse que viu a guarda muito baixa e saiu taticamente do que foi previsto e treinado. Saiu da estratégia. E jogou um overhand que não era para jogar. Só que, infelizmente, quando ele jogou o overhand, Ngannou veio com um golpe também, ele desequilibrou e acabou ficando de costas para Ngannou. Então, ele foi conectado no rosto, por trás, e não tinha como se defender. Porque ele caiu numa situação, numa posição realmente muito difícil”, acrescentou.

Ao errar o overhand, ‘Cigano’ perdeu o equilíbrio e ficou de costas para Francis, que aproveitou o vacilo e golpeou o brasileiro. O soco por trás derrubou Júnior, que ficou em quatro apoios e acabou nocauteado no ground and pound. Luiz Dórea ressaltou que o próprio lutador se arrependeu de ter fugido da estratégia prevista.

“A gente errou nesse ponto, ‘Cigano’ não manteve a tática da luta, que seria manter a distância e boxear, não ter pressa para nocautear. Ele disse que naquele momento ele viu a guarda muito baixa e pensou: ‘Vou tentar o overhand’. (…) Foi um erro que cometemos. O trabalho foi bem feito, ele está muito sentido, porque estava muito tranquilo na luta, mas esporte de contato é isso, faz parte do mundo da luta. A gente sabe que tem que treinar, existe a técnica de trabalho e a tática, e a tática tem que ser colocada em prática. Foi o que nós treinamos por três meses. A gente sabia do potencial do Ngannou no primeiro e no segundo round, só que ele cai fisicamente muito. E aconteceu esse fato aí”, lamentou.

A derrota de Júnior interrompeu uma sequência de três triunfos consecutivos, dois deles por nocaute. O triunfo de Ngannou colocou o camaronês em ótima situação para disputar o cinturão dos pesos-pesados novamente, embora o presidente do UFC, Dana White, ainda hesite em confirmar que ele será o próximo desafiante.

Matérias Recentes

Edson Barboza promete guerra na luta principal do UFC Vegas 92: “Não pisquem”

Um dos veteranos que ainda se mantém em alto nível no Ultimate, Edson Barboza já…

18/05/2024

Em sua 30º luta no UFC, Edson Barboza tenta quebrar a banca novamente em Las Vegas

Dono de uma carreira longeva e vitoriosa no MMA profissional, Edson Barboza alcançará uma marca…

18/05/2024

Saiba como assistir o UFC Vegas 92, show liderado por Edson Barboza vs Lerone Murphy

Depois de dois eventos seguidos longe de Las Vegas (EUA), o Ultimate retorna à Cidade…

18/05/2024

Esquentou! Tyson Fury empurra Oleksandr Usyk em última encarada antes da luta; veja

Nesta sexta-feira (17), Tyson Fury e Oleksandr Usyk ficaram frente a frente pela última vez…

17/05/2024

Após ter luta cancelada no Rio, Jean Silva encara Charles Jourdain no UFC 303

Depois da frustração de ficar de fora do card do UFC Rio, realizado no dia…

17/05/2024

Jake Paul promete ‘disciplinar’ Mike Tyson em luta de boxe: “Se lembrará para sempre”

Em julho, no Texas (EUA), Jake Paul tem um compromisso e tanto pela frente em…

17/05/2024