Neste sábado (11), Alex Pereira entra em ação na luta principal do UFC 295, em Nova York (EUA), para disputar o cinturão meio-pesado (93 kg) contra Jiri Prochazka. Caso vença seu combate, o ex-campeão dos pesos-médios (84 kg) conquistará seu segundo título pela organização. E, na visão do ex-lutador Chael Sonnen, ‘Poatan’ também deve entrar na corrida por outra premiação.
Em vídeo publicado no seu canal do ‘Youtube’, Sonnen afirmou que, com uma vitória sobre Prochazka no UFC 295, Alex Poatan entrará na disputa pelo prêmio de ‘Lutador do Ano’. Para o ex-lutador, o brasileiro viraria o principal concorrente do russo Islam Makhachev, atual campeão dos leves (70 kg) do Ultimate, caso conquiste o título dos meio-pesados no octógono montado no Madison Square Garden, neste sábado.
“O atual líder (na corrida) pelo Lutador do Ano é muito claro: é Islam Makhachev. Nenhum outro lutador esse ano destruiu alguém a esse nível. Islam só tem duas lutas esse ano, mas foi o mesmo cara, Volkanovski, o invencível, o imbatível, o atual campeão mundial (dos penas). O líder absoluto neste momento é Islam. No entanto, se Alex Pereira vencer, ele vai, dentro do calendário de 2023 – que são as datas específicas da questão -, ter sido o campeão até 84 kg e o campeão até 93 kg no mesmo ano. E, portanto, será o Lutador do Ano de acordo com o meu voto“, ponderou Sonnen.
Poatan em 2023
Apesar de ter iniciado o ano como campeão dos médios, Alex Poatan perdeu o título até 84 kg do UFC em abril de 2023. Na sequência, já pela categoria dos meio-pesados, o paulista derrotou o ex-campeão da divisão Jan Blachowicz, em julho, e agora pode chegar ao topo novamente com uma vitória sobre Jiri Prochazka neste sábado, em Nova York.