Notícias

Sonnen elege Khabib como número um no ranking peso-por-peso e exclui Jon Jones do top 5

Jon Jones foi deixado de fora do top 5 peso-por-peso de Chael Sonnen – Diego Ribas

Conhecido por suas polêmicas declarações na época de lutador, Chael Sonnen mantém a característica de expressar opiniões controversas, agora como analista esportivo. E, em um assunto que gera bastante discussão por si só, como o ranking peso-por-peso, o americano não se esquivou da controvérsia e deixou de fora do seu top 5 Jon Jones, campeão meio-pesado (93 kg) do UFC e considerado um dos melhores lutadores da história.

Em vídeo publicado no seu canal do ‘Youtube’, Sonnen elegeu Khabib Nurmagomedov, Kamaru Usman, Henry Cejudo, Conor McGregor e Amanda Nunes, respectivamente, como os principais atletas, independente do peso, no plantel do UFC. Ainda que a não inclusão de Jon Jones no seu top 5 tenha sido genuína, o fato causa polêmica, já que o campeão dos meio-pesados está no topo do ranking peso-por-peso do Ultimate há anos.

Ao se aprofundar sobre seu critério de escolha, o ex-lutador justificou a escolha de Khabib como número um da lista em razão de sua invencibilidade na carreira após 28 combates. Além do fato do russo dominar a categoria peso-leve (70 kg), considerada a mais difícil do Ultimate.

Indeciso sobre as duas posições seguintes, Sonnen colocou Kamaru Usman em segundo pela distância existente entre o campeão dos meio-médios (77 kg) e o resto da categoria, em sua opinião. Já Henry Cejudo, terceiro colocado em sua lista, foi bastante elogiado por sua habilidade de vencer em todos os níveis e idades diferentes. Fato corroborado por sua vitoriosa carreira no wrestling e os dois títulos do UFC conquistados pelo americano.

Sobre McGregor, único da lista que não ostenta um título do UFC atualmente, Chael citou suas três conquistas do passado: os cinturões lineares do peso-pena (66 kg) e do peso-leve (70 kg), além da cinta interina da categoria até 66 kg.

Por último, Sonnen justificou a escolha de Amanda Nunes – campeã peso-galo (61 kg) e peso-pena do UFC – para fechar o seu top 5 peso-por-peso ao lembrar a expressiva vitória da brasileira sobre Cris ‘Cyborg’, que lhe rendeu a conquista do cinturão da categoria até 66 kg feminino do Ultimate.

Apesar de deixar Jon Jones de fora de sua lista, o polêmico ex-lutador classificou ‘Bones’ como o lutador ‘mais duro’ do plantel, citando sua habilidade de superar as adversidades para se manter no topo.

No ranking peso-por-peso oficial do UFC, Jones lidera o top 5, seguido por Khabib Nurmagomedov, Henry Cejudo, Stipe Miocic e Israel Adesanya, respectivamente.

Matérias Recentes

Hall da Fama do UFC questiona “fome” de Do Bronx e aposta em vitória de Holloway

Ex-campeão peso-leve (70 kg) e dono de múltiplos recordes históricos do UFC, como o de…

06/02/2026

Equipe nova! Eduarda Ronda aposta em evolução com treinos ao lado de Virna Jandiroba

Ainda buscando se consolidar na elite do peso-mosca (57 kg) após iniciar sua trajetória no…

06/02/2026

Jean Matsumoto prevê entrada no ranking com vitória sobre rival invicto no UFC Vegas 113

Uma das maiores promessas da nova geração de atletas do MMA nacional, Jean Matsumoto possui…

06/02/2026

Glover aposta em vitória de Poatan em possível superluta com Chimaev: “Nocautearia”

Nos últimos meses, Khamzat Chimaev subiu o tom para tentar promover uma eventual superluta entre…

05/02/2026

Ilia Topuria indica retorno ao UFC após acordo com ex-esposa: “O campeão está de volta”

Ao que tudo indica, o afastamento de Ilia Topuria dos octógonos - motivado por problemas…

05/02/2026

Fraude? Floyd Mayweather processa emissora de boxe e busca quase 2 bilhões de indenização

Um dos atletas mais bem pagos dos últimos tempos, Floyd Mayweather pode ampliar ainda mais…

05/02/2026