Siga-nos

UFC

Sonnen aponta forma mais rápida para ‘Borrachinha’ conseguir revanche com Adesanya

A forma como Paulo ‘Borrachinha’ foi superado por Israel Adesanya na luta principal do UFC 253, realizado no último sábado (26), na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), pode atrapalhar os seus planos de conseguir uma revanche o mais breve possível. Sem que o confronto tenha sido competitivo, o brasileiro pode encontrar dificuldade para atrair novamente a atenção do campeão peso-médio (84 kg) ou, até mesmo, convencer o Ultimate de que merece uma nova oportunidade de lutar pelo título da categoria.

Diante deste cenário, Chael Sonnen, através de vídeo publicado em seu canal no Youtube, aconselhou o brasileiro a subir imediatamente para os meio-pesados (93 kg) – uma possibilidade já ventilada pelo próprio ‘Borrachinha’ anteriormente – em busca de uma disputa de cinturão contra Jan Blachowicz, recém-coroado como novo campeão da divisão até 93 kg do UFC. De acordo com o ex-lutador, a conquista do título na categoria de cima poderia ser o chamariz necessário para que o mineiro garanta a tão desejada revanche contra Adesanya de maneira mais rápida.

“Como você volta para a revanche? Se a primeira luta não foi mais competitiva, se ela não teve algum tipo de enredo construído em drama, como você volta para lá? Existem respostas, elas só não são imediatas. (…) Agora Costa está tão chateado depois de ver a luta – chateado consigo mesmo pela sua própria performance – e por ver as palhaçadas (de Adesanya) após a luta, que ele quer essa revanche. Mas ele vai ter que fazer algumas coisas para consegui-la. Uma coisa que Costa possuía ao seu lado é que ele tinha o interesse de Israel Adesanya. Agora ele perdeu esse interesse. Primeira coisa que ele precisa fazer é trazer esse interesse de volta”, analisou Sonnen, antes de continuar.

“Eu normalmente sou o primeiro cara a lembrar a todos que o melhor jeito de mudar o cenário é trocar de categoria. Eu estou certo sobre isso, mas eu não sei se existe uma hora melhor do que agora. Paulo Costa é enorme. Uma das coisas mais difíceis que ele tem que fazer no jogo da luta é apenas bater o peso. (…) É bastante óbvio que em algum ponto ele vai para o meio-pesado. Agora é a hora. Por que esperar? Por que adiar? Existe um caminho de volta para (uma revanche com) Izzy que seja mais rápido e mais realista? Eu estou dizendo qual vai ser o problema. Não é a habilidade de Paulo, ou sua capacidade de vender (a luta), muito menos uma falta de fãs. Aquele cara é uma estrela. (Mas) ele não tem mais a atenção de Izzy. Então, você conhece um caminho de volta para conseguir o interesse de Izzy melhor do que se tornar o campeão do mundo no 93 (kg)? Uma divisão na qual Izzy também tem um interesse futuro”, concluiu.

Após meses de trocas de provocações que apimentaram a rivalidade entre eles, Paulo ‘Borrachinha’ e Israel Adesanya se enfrentaram no último sábado, na luta principal do UFC 253, com o cinturão peso-médio da organização em jogo. Apesar da grande expectativa criada em cima do combate, o duelo foi amplamente dominado pelo campeão, que aproveitou a atuação abaixo do esperado do brasileiro para vencê-lo por nocaute técnico no segundo round, mantendo o título da divisão.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC