Siga-nos
Diego Ribas/ PXImages

UFC

Sakai começa melhor, mas cansa e é nocauteado por Overeem no último round

Maior promessa brasileira na divisão dos pesos-pesados da atualidade, Augusto Sakai, de 29 anos, encarou o maior desafio de sua carreira ao medir forças com o veterano Alistair Overeem na luta principal do UFC Las Vegas neste sábado (5). E depois de cinco rounds de muita troca de golpes, o atleta curitibano conheceu sua primeira derrota no octógono do maior show de MMA do mundo.

Depois de começar melhor, Sakai caiu de rendimento e, cansado, viu a experiência do holandês entrar em ação. Ciente do prejuízo, Overeem tratou de investir em quedas e no ground and pound, o que lhe garantiu a vitória por nocaute no round final do confronto;

Com o resultado, o holandês de 40 anos venceu sua segunda disputa seguida e já mira uma nova chance de disputar o título da categoria. Por sua vez, o curitibano agora soma cartel com 15 vitórias e duas derrotas.

A luta

Sakai começou bem a luta e pressionou Overeem com sequências de diretos e joelhadas que encurralaram o holandês três vezes contra o cage. Por sua vez, o veterano ex-campeão do K-1 apostou em golpes singulares, seja chute frontal ou cruzado de esquerda, na tentativa de conseguir o nocaute. Vantagem mínima para o brasileiro: Sakai 10 x 9 Overeem.

Com a mesma estratégia, Sakai caminhou para a frente durante quase todo o confronto e assumiu o papel de caçador diante de um calculista adversário, que procurava economizar em seus ataques em busca de um ataque certeiro. Nova vantagem para o brasileiro, que mostrou evolução em seu volume de ataques. Sakai 20 x 18 Overeem.

Logo no início do terceiro assalto, o peso-pesado curitibano partiu com tudo para o ataque e conectou sequência de cruzados em um rival que, junto à grade, apenas se defendia. Ciente da desvantagem, Overeem esperou o momento certo para clinchar e derrubar, abrindo caminho para um ground and pound que equilibrou as ações. Sakai 29 x 28 Overeem.

No quarto round, o brasileiro começou melhor e, mesmo visivelmente cansado, impôs domínio territorial a ponto de abrir pressionar o oponente com combinações que abriram cortes em seu rosto. Além disso, seguidos chutes nas pernas pareceram afetar a mobilidade do holandês. No entanto, o experiente veterano voltou a derrubar para, com um preciso ground and pound, castigar o curitibano, que por pouco não pe nocauteado. Sakai 38 x 38 Overeem.

No quinto e último assalto, o ex-campeão do K-1 rapidamente derrubou e, com rápida sequência de cotoveladas no chão, obrigou o árbitro a interromper a disputa, para insatisfação de Sakai, que garantiu ter condições de continuar lutando.

Acompanhe os resultados do UFC Las Vegas 9:

Alistair Overeem nocauteou Augusto Sakai no 5º round;
Ovince Saint Preux nocauteou Alonzo Menifield no 2º round;
Michel Pereira finalizou Zelim Imadaev no 3º round;
Andre ‘Sergipano’ finalizou Bartosz Fabiński no 1º round;
Brian Kelleher finalizou Ray Rodriguez no 1º round;
Viviane Araújo venceu Montana De La Rosa por decisão unânime;
Hunter Azure venceu Cole Smith por decisão unânime.



 

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em UFC