Ryan Garcia segue no centro das atenções, mas de uma forma nada agradável. Na última quinta-feira (18), o lutador de boxe foi acusado formalmente de vandalismo após ser preso no Waldorf-Astoria Hotel, em Beverly Hills (EUA). em junho. Na ocasião, o americano teria causado danos estimados em 15 mil dólares (cerca de R$ 83 mil).
De acordo com o relatório divulgado pelo site ‘MMA Fighting’, a declaração do promotor distrital do condado de Los Angeles abordou o comportamento de Garcia. Se condenado, o boxeador poderá pegar até um ano de prisão e multas.
Na ocasião, Ryan teria sido preso por supostamente danificar objetos do seu quarto e no corredor do hotel, e parecia estar sob influência de álcool. Inclusive, o americano saiu do hotel algemado, escoltado pela polícia e colocado em uma viatura.
“Embora estejamos gratos por nenhum ferimento ter sido relatado neste incidente, o comportamento imprudente que danifica propriedades mostra um desrespeito flagrante e inaceitável pela segurança e paz de nossa comunidade. Nosso escritório trabalhará para garantir que o indivíduo responsável seja responsabilizado”, declarou o promotor.
Histórico de polêmicas
Ao mesmo tempo que Garcia é um dos lutadores de maior fama no boxe atual, também é um dos mais problemáticos. Antes de enfrentar Devin Haney, em abril, o atleta informou que foi sequestrado pelos ‘Illuminati’ e alegou ter provas da existência de alienígenas. O americano também não bateu o peso e, depois de vencer o rival, falhou nos testes antidoping realizados pela VADA (Associação Voluntária Antidoping) pré e pós-luta ao testar positivo para a substância proibida ‘ostarina’.
Sendo assim, Ryan recebeu da Comissão Atlética do Estado de Nova York uma suspensão de um ano do boxe e teve a vitória anulada. Não satisfeito, o atleta foi expulso da WBC (Conselho Mundial de Boxe) pelo próprio presidente da entidade, após espalhar discursos considerados de ódio direcionados a grupos específicos, como negros e muçulmanos.
Registro de Garcia no boxe
Ryan Garcia, de 25 anos, é um fenômeno do boxe. O americano se tornou sensação da internet ao publicar vídeos de seus treinos, possui 12,4 milhões de seguidores em sua conta oficial no ‘Instagram’ e, como profissional, venceu 25 lutas, sendo 20 delas por nocaute, e perdeu apenas uma vez.